Cadastre-se grátis

Como deixar suas finanças no azul e começar a investir?

Os últimos anos foram atípicos para todo mundo, coronavírus, muitos dias em casa, crise na saúde e consequentemente, financeira. De todas as coisas que isso pode ter ensinado, além de colocar a sua saúde como prioridade, estar com as finanças em ordem e ter reserva de emergência também foi uma delas.

Estar com as contas em dia é ter tranquilidade e liberdade para investir seu dinheiro é o desejo de todo mundo. Por isso, hoje vamos te mostrar como é possível e fácil organizar suas finanças e começar a investir.

Avalie o quanto você realmente ganha

Acredite, muitas pessoas não sabem qual é o seu salário líquido. Isso porque, baseiam-se no valor bruto, esquecendo dos descontos como INSS e Imposto de Renda, no caso de trabalhadores com carteira assinada. Já com autônomos, a situação pode ficar ainda mais complicada, já que a renda mensal pode variar e vir de várias fontes.

Por isso, antes de começar, procure entender exatamente qual é o valor que você realmente recebe.

Conheça seus gastos mensais fixos e variáveis

Agora que você já sabe exatamente quanto ganha, é momento de entender quais são seus gastos fixos e variáveis.

Para ficar com as finanças no azul, é essencial que sua receita supere os seus gastos.

Sempre considere como gastos fixos todos aqueles que não mudam radicalmente durante os meses como: aluguel, mensalidade de escola ou faculdade, plano de saúde, plano de celular e outras despesas que podem encaixar no seu estilo de vida.

Já gastos variáveis são aqueles que mudam todos os meses e aqui é importante gastos como: lazer, restaurante, itens de beleza, bares, gasolina etc.. 

Para anotar esses gastos, você pode partir para planilha de gastos, planners mensais ou aplicativos de planejamento financeiro como Mobills.

Esta é uma plataforma que além de te ajudar a se organizar financeiramente, graças a sua tecnologia consegue conectar suas contas do banco em um único lugar de forma segura e te oferecer uma plataforma exclusiva e personalizada de produtos financeiros.

Tenha um planejamento financeiro

Depois de avaliar sua receita e suas despesas, é importante criar um orçamento para as suas contas. 

Reserve um tempo para analisar onde estão seus maiores gastos e veja quais são as categorias mais pesadas. Se possível, procure entender quais são as áreas possíveis do seu orçamento que podem ter cortes e quais têm potencial de economia.

Por falar em planejamento, confira um vídeo especial com o Head de Assessoria aqui da Toro, Felipe Borges, a fazer seu planejamento financeiro e conquistar sua tão sonhada independência financeira.

{%module”module_16555104457841731″path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”Qgcn_5jCDWo” %}

Tenha uma reserva de emergência

Não enxergue a reserva de emergência apenas como um dinheiro para as horas de desespero. Ela pode ser mais uma maneira de você ter segurança caso seu orçamento saia do controle em algum mês e com ela, você pode fugir de créditos com juros absurdos.

O processo para montar sua reserva não precisa ser difícil, o primeiro passo é entender qual a porcentagem da sua renda você consegue poupar. O ideal é guardar pelo menos 15% do valor total da sua receita, mas se você não conseguir poupar essa quantidade, guarde quanto puder.

Tenha separado para reserva pelo menos de 6 a 12 meses dos seus gastos fixos.

Quer ajuda para entender quais os melhores investimentos do mercado? Baixe nosso guia gratuito e saiba tudo que precisa para se tornar um investidor de sucesso:

Se for possível, pague à vista

Evitar parcelamentos pode ser a chave para que seu orçamento se mantenha organizado. Se você tem dinheiro, você compra e se não tem… Sempre pense se faz sentido comprometer a sua renda dos próximos meses com um parcelamento.

O cartão de crédito online pode ser um vilão quando o assunto for parcelamento e por isso, evite usá-lo, principalmente se for parcelar suas compras e pagar o mínimo do cartão. Afinal, os juros do cartão de crédito são considerados um dos mais altos do mercado.

Defina suas prioridades

“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Depois de entender quanto de dinheiro entra na sua conta bancária e quanto de dinheiro sai da sua conta, é hora de começar a definir suas prioridades e saber o que deve ser feito para alcançá-las.

Se você tem dívidas, entenda quais são elas e o que você deve fazer para pagá-las. Se você não tem dívidas, mas também não consegue fazer sobrar dinheiro, entenda quais são os gastos que podem ser cortados e se você já quer começar a investir, estude mais sobre o assunto e comece a conhecer quais seus objetivos como o investimento.

Trace metas alcançáveis

Comece entendendo a diferença entre metas e desejos pessoais, já que vontades podem surgir de maneira repentina, como “ficar rico” sem ter um objetivo com prazo já definido.

Pensando nisso, uma meta deve ser definida de forma objetiva e com prazo, como: “sair das dívidas em 6 meses ” ou “me aposentar em 30 anos”, o que começa a torná-las plausíveis. Mas cuidado na hora de defini-las para não colocar sua saúde financeira em risco e gerar frustrações ao longo dos meses.

O método SMART pode te ajudar nessa etapa:

  • S – Específica;
  • M – Mensurável;
  • A – Alcançável e realista;
  • R – Relevante para os seus objetivos;
  • T – Atreladas a um prazo.

Sempre que estiver definindo suas metas, observe e responda as 5 perguntas do método SMART, dessa maneira, você perceberá se ela é uma meta realista e pode ser alcançada com facilidade.

    • Essa meta é específica? Eu defini exatamente quanto e do que vou precisar para alcançá-la?
    • Eu posso acompanhar o desenvolvimento dessa meta?
    • Essa meta é realista? Para o meu momento de vida? Não vou me comprometer?
    • Essa meta é relevante para os meus objetivos? Principalmente para os de médio e longo prazo?
    • Eu estabeleci um prazo?

Comece a investir

Depois de ter controle das suas finanças e do seu orçamento, é hora de começar a investir o seu dinheiro. Quer saber mais? Dê o play neste vídeo e veja dicas de um expert:

{%module”module_16555104457841731″path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”1FQUhsrxCJc” %}

O maravilhoso mundo dos investimentos não precisa ser complexo ou distante, esqueça a ideia de que só quem tem muito dinheiro pode investir, com pequenas atitudes você já pode começar. 

  • Tenha objetivos bem definidos para esse dinheiro;
  • Determine a quantia que você quer investir; 
  • Conheça os tipos de investimentos;
  • Conheça o seu perfil de investidor;
  • Escolha o investimento que tenha mais a ver com seu perfil e com os seus objetivos.

Dar o primeiro passo pode ser o mais desafiador e o processo pode não ser tão simples quanto se imagina, mas acredite, no futuro você agradecerá o seu eu do passado pela tomada de decisão. Sempre procure a melhor maneira de cuidar das suas finanças. Estamos aqui para te ajudar!

 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!