Você provavelmente já ouviu falar do CVV do cartão, principalmente se já fez uma compra online! Mas, sabia que esse dado é o principal para confirmar o pagamento de contas e garantir sua segurança?
Isso mesmo! Com apenas 3 números, o CVV protege seu cartão de crédito e vida financeira. Sendo assim, continue lendo para descobrir o que significa esse código e onde você pode encontrá-lo.
Navegação Rápida
CVV do cartão de crédito: o que é?
O CVV é um código de segurança para seu cartão de crédito, ou débito, com o objetivo de evitar fraudes na internet. Por isso, toda vez que tentar realizar uma transação online precisará informar esses números.
Ou seja, o CVV funciona como um sistema para autenticar transações. Dessa maneira, você não precisa inserir a senha do seu cartão na internet, mas sempre precisará do CVV para concluir o pagamento.
No entanto, outros dados ainda podem ser solicitados para finalizar a compra além do código. Por exemplo, o CPF do titular do cartão e data de validade, para oferecer ainda mais proteção.
O que significa CVV do cartão?
Em português, CVV significa Valor de Verificação do Cartão, que vem do original Card Verification Value. Mas, no Brasil esse número é popularmente conhecido como Código de Verificação do Cartão.
Contudo, o significado da sigla do código de segurança pode mudar, dependendo da bandeira do cartão ou banco emissor. Assim, o CVV pode ter outros significados também, como:
- CVC do cartão: Card Validation Code ou Código de Validação do Cartão.
- Card Verification Code: Código de Verificação do Cartão.
- CID (Card ID): Identificação do Cartão.
- V-CODE ou V CODE (Verification Code): Código de Verificação.
- CCV (Card Code Verification): Verificação de Código do Cartão.
- CVD (Card Verification Data): Dados de Verificação do Cartão.
Mas, em todos os casos, a utilização é a mesma.
Onde fica o CVV do cartão de crédito?
Encontrar o CVV é muito fácil, pois ele está no verso do cartão de crédito. Mas no verso também existem outros dados, como o número do cartão e data de validade, por isso, tome cuidado para não confundir.
Para distinguir o código de segurança, procure um número com apenas 3 dígitos, sem espaço, tamanho menor e, geralmente, destacado de alguma forma. Por exemplo, em itálico (123) ou negrito (123).
Além disso, algumas instituições financeiras ainda emitem o cartão escrito “Código de Segurança” ou “Cód. Segurança”, facilitando ainda mais a identificação. Contudo, isso não é um padrão para todos.
Ou, pode haver exceções em que o CVV fique logo na frente do cartão, apesar de não ser comum. Por isso, se estiver com dúvida, entre em contato com o emissor para ter certeza!
Como ver o CVV do cartão pelo aplicativo?
Além de verificar o CVV do cartão no próprio cartão, você também pode encontrá-lo no app do emissor. Para isso, basta acessar a plataforma e clicar no seu cartão de crédito para ver todas as informações.
Dessa maneira, poderá conferir vários dados, como: vencimento da fatura, número do cartão, data de validade, CVV, entre outros. Inclusive, dos cartões físicos, adicionais e digitais.
Como proteger o CVV do cartão?
Tendo acesso ao número do cartão, do CVV e CPF, qualquer pessoa poderá fazer compras online com o seu cartão de crédito em seu nome, sem precisar de uma senha. Por isso, é muito importante ter cuidado.
Sendo assim, confira a seguir algumas dicas para te ajudar a manter o código de segurança protegido:
- Não empreste o seu cartão de crédito.
- Nunca deixe seu cartão nas mãos de outra pessoa.
- Compre apenas de sites seguros e confiáveis.
- Jamais envie a foto do seu cartão a terceiros ou mantenha no seu celular.
- Não entregue o cartão para atendente ou outros sem ficar de olho.
- Nunca informe o número do seu CVV para outra pessoa, nem mesmo em compras físicas.
Além disso, desconfie de atitudes suspeitas, já que o número de golpes com o cartão de crédito cresce cada vez mais. Dessa forma, você protege seu CVV e evita fraudes e clonagem do cartão.
Dicas para fazer compras online seguras com o seu cartão!
A modalidade de compras online está dominando o mercado! Afinal, oferece muita praticidade. No entanto, fazer compras em um ambiente virtual requer alguns cuidados especiais para sua segurança.
Por isso, o CVV é essencial, já que ele é uma medida adota para ter mais proteção em transações na internet. Desde que mantenha o número em sigilo, estará mais seguro contra golpes e fraudes.
Além disso, ainda existem outras atitudes que tornam as compras online muito mais seguras. Confira!
1. Verifique a transação na fatura do cartão
Muitas pessoas que usam o cartão de crédito não têm o hábito de acompanhar os gastos e verificar a transação na fatura. No entanto, isso é essencial para identificar possíveis erros de emissão.
Afinal, pode acontecer de, mesmo sem querer, um funcionário de um estabelecimento emitir um link de pagamento errado, por exemplo. Se não perceber na hora, ver a fatura pode ajudar a corrigir isso.
2. Confira se o site possui identificações de segurança
Um site deve possuir algumas identificações de segurança para o cliente entender se é uma página segura ou não. Por isso, antes de fazer uma compra online, sempre verifique se o site contém:
- Ícone de cadeado na barra em que está localizado o link do site.
- As letras “https”, que indicam o Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto.
- Selos de segurança no final da página.
Se quiser saber mais detalhes da plataforma que está acessando, clique no ícone de cadeado no link. Assim, poderá ver informações adicionais sobre o certificado de segurança do site.
3. Pesquise a reputação do estabelecimento
Pesquisar a reputação da empresa e ler avaliações é uma ótima maneira de evitar compras problemáticas. Dessa maneira, conhecerá o histórico do estabelecimento para saber se é, ou não, confiável.
Portanto, busque esses dados em sites como o Reclame Aqui, que reúne várias insatisfações dos clientes e os resultados. Por exemplo, se a empresa resolveu ou não o seu problema e como ela se comporta.
Além disso, converse com amigos, familiares e conhecidos para descobrir se alguém já comprou na loja para saber sua experiência com mais detalhes. Se ainda tiver dúvidas da confiabilidade, não compre!
4. Prefira sempre usar o cartão virtual
Hoje em dia, é comum que muitas instituições ofereçam duas versões do mesmo cartão: o tradicional físico e o virtual. Este último, foi criado especialmente para compras e pagamentos online.
Os dados, desde o número do cartão até o CVV, são diferentes. Portanto, mesmo que você perca seu cartão físico, por exemplo, o cartão virtual continuará seguro para transações digitais.
Ademais, alguns bancos ainda alteram os dados principais toda vez que o titular precisa usar, garantindo ainda mais segurança. Por isso, é mais seguro usar o cartão virtual ao fazer pagamentos na internet.
5. Peça seu cartão de crédito em uma instituição confiável
Todas essas medidas de segurança deixam o cartão de crédito super seguro. Mas, ainda assim, é sempre bom se preparar e saber lidar com quaisquer imprevisto e situações que possam acontecer.
Nessas horas, ser cliente de uma instituição financeira confiável garante muita mais tranquilidade, como do banco Santander. Afinal, se precisar de ajuda poderá contar com a Central de Atendimento.
Portanto, se estiver procurando um cartão para pedir, alguns dos melhores cartões de crédito são:
Dessa forma, além de aproveitar muita segurança de um banco sólido como este, o titular terá à sua disposição vários benefícios para tornar sua experiência ainda melhor e colecionar memórias incríveis.