Com um cartão de crédito fica mais fácil gerir as compras do dia a dia e no online, além de facilitar a organização financeira.

A dúvida de muita gente é como ter um cartão de crédito. Afinal, com tantas opções, a escolha pode ficar mais difícil. Para aqueles que buscam independência financeira ou até mesmo facilitar as compras do dia a dia e na internet, existe uma alternativa melhor. Além de tudo, você pode contar com uma organização financeira.

Para conseguir o seu primeiro cartão de crédito e que atenda às suas necessidades, é preciso conhecer melhor sobre o assunto. Assim, você tem a certeza de que está pronto para solicitar o melhor produto.

Neste artigo separamos dicas especiais para você conseguir o seu e poder usá-lo da melhor forma.

O que é e como funciona um cartão de crédito?

O cartão de crédito é o seu dinheiro eletrônico, por sua forma, também é conhecido como “plástico”. Entretanto, ele funciona como um empréstimo. Ou seja, o emissor (banco, financeira, etc.), concede um limite de crédito, baseado no seu histórico financeiro. Assim, você pode fazer compras na modalidade à vista ou parcelar dentro desse limite e pagar depois.

Quem escolhe o limite do cartão é o emissor. Esse valor pode ser maior para umas pessoas e menor para outras. Ele pode ir aumentando ao longo do tempo, conforme o uso.

Ao solicitar o cartão de crédito, o banco ou financeira irá analisar o seu pedido. Entre os dados estão: renda, histórico financeiro, pontuação de score, dentre outros. Caso seja aprovado, o cartão é emitido e chegará na sua casa.

Para utilizar o cartão de crédito você só precisa desbloqueá-lo pelo app no seu celular ou no banco e utilizar a senha cadastrada.

Como ter um cartão de crédito?

O cartão de crédito pode trazer diversos benefícios para a sua vida, além de ajudar na educação financeira. Apesar disso, é preciso ter cuidado com o uso e ter a consciência de que ao não honrar com os pagamentos, a dívida pode virar uma bola de neve, visto os juros e demais taxas.

Quer saber como ter um cartão de crédito? Então se liga nas dicas!

Entenda se pode solicitar o cartão

Podem solicitar um cartão de crédito maiores de 18 anos. Lembrando que este é um produto financeiro semelhante a um empréstimo. Entretanto, pode ser emitido um cartão adicional do titular para este público. Vamos falar melhor a seguir sobre os tipos.

Para menores de 18 anos também é possível abrir uma conta corrente e utilizar o cartão na função débito.

Para conseguir solicitar o crédito é preciso que a pessoa não tenha pendências financeiras e não esteja negativado. Contudo, essa não é uma regra, mas fica bem mais difícil conseguir um cartão de crédito com o nome sujo.

Ter uma renda fixa e pagar as contas em dia pode ajudar nesse processo. Por isso, antes de saber como ter um cartão de crédito, procure revisar a sua vida financeira e ter certeza de que está tudo certo.

Escolha a melhor opção de cartão para você

Sabia que existem tipos de cartões que você pode solicitar? Alguns, por exemplo, podem até ser mais fáceis de conseguir do que outros. Além disso, você pode escolher segundo o seu objetivo, veja:

  • Cartão de crédito sem anuidade - não cobram nenhuma taxa pelo uso do cartão. Essa vantagem de ser totalmente gratuito pode ser uma boa para quem deseja fazer compras em qualquer estabelecimento ou na internet. Porém, os benefícios são menores ou inexistentes, como milhas, pontos, cashback, dentre outros.
  • Cartões de lojas - para quem tem uma loja preferida, essa pode ser uma opção de como ter um cartão de crédito. As lojas oferecem o plástico em duas modalidades:

Private Label - uso exclusivo na loja, sem comprovação de renda e sem anuidade.

Cartão de crédito - emitido pela financeira da loja, mas pode ser utilizado em qualquer lugar e na internet, podendo cobrar ou não anuidade.


  • Cartões adicionais - podem ser emitidos a partir do cartão do titular. Por exemplo: se o pai tiver um cartão, ele pode pedir ao banco um adicional para o filho, esposa, etc. A fatura será uma só, mas cada cartão exibe as compras separadas.
  • Cartões de crédito universitários - quem está na faculdade pode ter um cartão de crédito universitário, até mesmo sem anuidade ou comprovação de renda. Fique sempre atento às taxas!
  • Cartões pré-pagos - no cartão pré-pago, quem decide o limite dele é você. Ele pode estar condicionado ao valor disponível em conta ou por meio de recargas. Ele funciona somente na função crédito, ou seja, não é possível parcelar uma compra. Fique atento às taxas como: emissão, recarga, segunda via, dentre outras.

Dicas para conseguir o primeiro cartão de crédito

Como já dissemos por aqui, o cartão é um produto financeiro e, ter mais de 18 anos ou estar com o nome limpo, não são garantias de aprovação. Assim que você pede para ter um cartão de crédito, as instituições fazem uma análise detalhada das suas finanças.

Por isso, é importante que você fique atento a algumas dicas para saber como ter um cartão de crédito, principalmente se for o seu primeiro.

Procure pelo cartão da instituição onde você já tem conta

O primeiro passo para tentar o sucesso na aprovação é procurar o banco onde você já tem conta. Veja as possibilidades de cartão de crédito disponíveis e como solicitar. 

Esse pode ser um caminho mais fácil, já que eles têm registros de suas movimentações financeiras, além de disponibilizar um limite compatível com o seu perfil.

Faça a escolha certa

Escolher o cartão certo é muito importante. Ou seja, respeitando a renda mínima exigida e os objetivos que você tem em mente. 

Por exemplo, não adianta solicitar um cartão de crédito com renda mínima exigida de R$ 3.000 se você ganha um salário mínimo.

Para o seu primeiro cartão de crédito, uma boa escolha são os chamados básicos. Eles não oferecem muitos benefícios além da bandeira e nem um limite tão gigante. Porém, pode ser uma porta de entrada, para que no futuro você tenha outras opções melhores.

Sempre fique atento às taxas e se há anuidade. Leia as letrinhas de qualquer contrato e não deixe a emoção te levar. Cuide bem da sua vida financeira!

Gostou das dicas? Que tal ajudar outras pessoas a como ter um cartão de crédito? Compartilhe com os seus contatos este artigo!

Encontre o cartão de crédito ideal para você