Cadastre-se grátis

Bull Market: veja o que é e como investir com a Bolsa em alta

Bull market é o jargão do mercado financeiro, especialmente na Bolsa de Valores, para indicar os períodos em que as cotações estão em alta por um tempo prolongado, impulsionadas pela confiança dos investidores, melhora da economia e perspectivas positivas. Durante um bull market, os investidores estão otimistas e propensos a realizar mais compras, elevando o volume e impulsionando ainda mais os preços dos ativos. 


A imagem do touro (bull) é uma das mais utilizadas na área de finanças e investimentos e, repetidamente, aparece como símbolos e marcas de corretoras, Fundos de Investimentos, casas de análise, entre outras. 

Na frente da sede da Toro, em Belo Horizonte (MG), há a famosa estátua do touro que frequentemente ilustra o assunto.

No artigo de hoje, você vai aprender o que quer dizer Bull Market na prática, como e quando ele ocorre, assim como as estratégias que os investidores adotam quando o mercado está subindo. Ao final da leitura, você estará preparado para identificar essa tendência e a sua força para estar mais preparado a lidar com a volatilidade do mercado. Vamos lá?

O que é o Bull Market?

Inicialmente, qual é o significado de Bull Market? Como você sabe, na Bolsa de Valores, há três movimentos nos preços possíveis para os ativos de Renda Variável: alta, baixa ou estabilidade. 

O touro (bull) e o urso (bear) são representações metafóricas que representam os momentos de alta e baixa, respectivamente.

Especula-se que tais animais foram escolhidos pela forma como eles ataca, ou seja, o touro de baixo para cima e o urso de cima para baixo. 

Bull Market é uma expressão do mercado financeiro para caracterizar os momentos em que as cotações estão em alta prolongada em períodos de otimismo e maior apetite por ativos de risco.

Portanto, no Bull Market, o movimento comprador é mais forte em relação ao vendedor e essa força se sobressai por um período prolongado.

Assim, podemos concluir que os investidores pessoa-física, institucionais e estrangeiros estão mais otimistas com o futuro dos ativos negociados em Bolsa, com as perspectivas da economia e resultados das empresas. Desse modo, optam por tomar mais risco no mercado.

Bear Market x Bull Market: quais são as diferenças?

Como dissemos no tópico anterior, a representação do touro e do urso como símbolos de alta e baixa se deve à forma como eles atacam. Os termos já se tornaram jargões da área financeira consolidados e as diferenças se concentram nesses aspectos.

Desse modo, o mercado bearish significa maior movimento vendedor e tendência de baixa. Já o bullish simboliza a força dos compradores e a tendência de alta.

Lembre-se que é do leilão ininterrupto entre compradores e vendedores nos diversos mercados da Bolsa de Valores é que são formadas as cotações dos ativos. Logo, quem demonstrar mais força, define a direção da tendência do mercado.

Quando as forças de compra e venda se equivalem, o mercado fica lateralizado, isto é, sem direção definida. 

O que causa um Bull Market?

Os compradores e vendedores nos mercados de Renda Variável tomam decisões e formam suas posições de acordo com inúmeros motivos.

Contudo, é possível identificar alguns cenários que podem favorecer a formação de uma tendência de alta e que ela se sustente por mais tempo.

Assim sendo, os principais fatores que levam a Bolsa a um Bull Market são:

FatorCaracterística
Otimismo e euforiaO otimismo dos investidores se torna maior com os ativos de Bolsa e derivativos. O mercado também pode se tornar mais eufórico e empolgado. 
Empresas com lucros crescentes e maior pagamento de dividendosAs empresas listadas em Bolsa apresentam bons resultados consecutivos e/ou passam a distribuir mais proventos.
Melhora nos indicadores econômicosO aumento da confiança dos empresários e consumidores, pode fazer com que as empresas vendam mais. 
PIB em expansão ou em alto crescimentoQuando a economia está aquecida, o desempenho das empresas é diretamente afetado.
Maior atratividade da Renda FixaEm períodos de juros (Selic) mais baixos, o investidor pode perder interesse pelos ativos de Renda Fixa.
Ciclos das commoditiesAs commodities podem entrar em ciclos de alta persistentes se houver motivos que restrinjam a sua oferta. 
Movimentos setoriaisOs principais setores da economia podem encontrar condições melhores para crescer e alavancar suas vendas. 
Entrada de investidores estrangeirosQuando o investidor externo enxerga o Brasil e a Bolsa por aqui com boa relação risco x retorno, há maior fluxo de capital estrangeiro entrante no país. 
Menor número de IPOsEm períodos de alta, o número de empresas abrindo capital na Bolsa ou fazendo follow-ons (oferta secundária) pode aumentar. 

O que caracteriza um Bull Market?

Um Bull Market é caracterizado por ações em alta prolongada, onda de positividade ou euforia na Bolsa, menor clima de incerteza econômica e menor exposição dos investidores em Renda Fixa e assumindo maiores riscos na Renda Variável. 

Perceba que, até aqui, falamos que os períodos de Bear e Bull Market precisam se prolongar por mais tempo. Então, as subidas e quedas diárias da Bolsa de modo isolado são naturais. Veja, a seguir, algumas situações peculiares e próprias de períodos de alta:

CARACTERÍSTICAS DO BULL MARKET:

Papéis em alta prolongada: os principais ativos de renda variável (ações, ETFs, FIIs, BDRs, derivativos e outros) formam uma tendência de alta – topos e fundos ascendentes – por um período extenso (semanas, meses ou anos).

Onda de positividade e euforia: as notícias, fatos econômicos, previsões de analistas e conversas de investidores são marcadas pelo otimismo.
 
Menor clima de incerteza: a incerteza com os rumos da economia se tornam menores e aumenta a confiança dos empresários e consumidores.

Menor exposição em Renda Fixa
: observa-se uma preferência dos investidores pelos ativos com maior risco, diminuindo a exposição em Renda Fixa. 

Quanto tempo dura um Bull Market?

Em relação ao tempo, não é possível estabelecer um consenso sobre a duração do Bull Market, tendo em vista que várias durações já foram registradas.

O mercado pode entrar em tendência de alta que se mantém por semanas, meses ou até mesmo por anos. 

Isso vai depender da característica de cada mercado e ativo negociado. O ideal é analisar se a tendência está mostrando força e fundamentos para ser sustentável.

Quando a linha de tendência for positivamente inclinada e de maneira prolongada, trata-se de um Bull Market.

Bull Markets marcantes na Bolsa do Brasil

A seguir, vamos analisar o gráfico do Ibovespa, o principal índice da nossa Bolsa de Valores. Alguns períodos são bem predominantes em termos de Bull Market, marcados principalmente por: 

  • 1999/2000: crescimento dos 8 mil pontos até os 17 mil pontos no índice no pré-crise das empresas “pontocom” nos EUA e crise argentina de 2001.
  • 2002 a 2008: Ibovespa sai dos 8,6 mil pontos até os 72,6 mil pontos, dado o cenário de crescimento, expansão das empresas, ciclos das commodities e outros fatores.
  • 2008 a 2010: recuperação econômica no pós-crise do subprime do mercado imobiliário americano. 
  • 2016 a 2020: recuperação após o período de recessão do PIB em 2015 e 2016.
  • 2020 a 2022: retomada econômica após os impactos da pandemia do Covid-19.

Quando acaba um Bull Market?

Um período de Bull Market no mercado financeiro é considerado encerrado quando ocorre uma reversão sustentada das tendências de alta nos preços dos ativos.

Isso geralmente ocorre quando os investidores começam a ficar mais cautelosos, há sinais de enfraquecimento da economia, mudanças nas políticas monetárias ou eventos imprevistos que abalam a confiança dos investidores.

O fim de um Bull Market pode resultar em uma fase de correção dos preços dos ativos, com uma diminuição geral nas cotações.

É importante lembrar que o término não significa necessariamente o início de um Bear Market, mas sim um período de maior volatilidade e incerteza no mercado financeiro.

Estratégia: o que fazer durante um Bull Market?

Uma vez que você já conhece o conceito e as características do Bull Market, vamos exemplificar algumas estratégias que podem ser utilizadas para ampliar seus ganhos em Renda Variável.  

1. Operar comprado

Em Day Trade ou Swing Trade, é uma excelente oportunidade para ganhar operando comprado (comprar um ativo e vendê-lo mais caro no futuro). Lembre-se de que é sempre mais fácil ganhar operando a favor da tendência. 

2. Comprar mais e fazer análise fundamentalista 

Para quem investe focando no longo prazo, pode adotar a estratégia de comprar mais ações. Afinal, quem é sócio de uma empresa deve ficar feliz por comprar os papeis mais caros, já que é um sinal de que a empresa está se valorizando. 

Além disso, pode-se aplicar a Análise Fundamentalista para avaliar o momento das empresas, sobretudo os resultados que elas entregam nos períodos econômicos favoráveis.

4. Aplicar o value investing e diversificar sua carteira

Além disso, você pode usar a Análise Fundamentalista para estudar os múltiplos das empresas e, se concluir que algumas estão caras, pode buscar aquelas empresas que estão com desconto no preço para fazer novas aquisições e diversificar o seu portfólio. 

Essa técnica de buscar ações baratas e distantes do preço “justo” é conhecida como value investing e é também de grande utilidade para quem investe no longo prazo. 

5. Praticar o buy and hold e a resistência emocional

Os investidores que aplicam a metodologia do buy & hold (comprar e segurar), também é uma oportunidade para não entrar em euforia com o mercado, assim como não vender os ativos para “realizar o lucro”.

Lembre-se que a ideia do holder é não girar excessivamente o patrimônio, levando suas ações por muitas décadas à frente e obter renda passiva com elas. Então, as oscilações de meses são consideradas de curto prazo e devem ser ignoradas. 

6. Reduzir exposição em Renda Fixa

Como dissemos, os períodos de Bull Market podem coincidir com os momentos em que a taxa Selic está em baixa, reduzindo os juros reais (quando descontamos a inflação). Nestes períodos, os investidores optam por tomar mais risco no mercado, de acordo com o seu perfil e apetite por isso.

Para tal, reduzem sua exposição em produtos de Renda Fixa e aumentam suas posições em ativos de Bolsa, como as ações, FIIs, ETFs, BDRs, entre outros. 

7. Buscar empresas pagadoras de dividendos

Por fim, outra característica o Bull Market é a maior lucratividade das empresas listadas na Bolsa. Então, se elas estão lucrando mais, a tendência é remunerar melhor os acionistas por meio dos dividendos e bonificações

Assim sendo, pode ser uma boa oportunidade de se tornar sócio das empresas que pagam bons dividendos e aumentar a sua parcela de renda passiva proveniente dos investimentos. 

Onde investir este ano?

Recentemente, a Bolsa de Valores tem passado por momentos de Bear e Bull Market pontuados por vários fatores. Nesses períodos de alta volatilidade, onde é melhor investir?

Pensando nisso, os especialistas da Toro selecionaram os melhores ativos para você investir neste ano visando a boa diversificação e o investimento inteligente, conforme os movimentos do mercado. 

Acesse o link abaixo e confira quais são os artigos recomendados para este ano e comece a aplicar com corretagem zero. Se você ainda não tem conta na Toro, faça o seu cadastro agora mesmo e invista como um profissional. 



Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!