Cadastre-se grátis

Investimentos no exterior: por que e como investir fora do Brasil?

Realizar investimentos no exterior significa aplicar em produtos do mercado financeiro que atrelem seu patrimônio a ativos ou estratégias fora do Brasil. Quem compra ETFs ou BDRs, por exemplo, terá seu dinheiro investido indiretamente fora do país.

Quando a Renda Fixa está mais atrativa no Brasil ou a Bolsa de Valores nacional enfrenta momentos de tendência de baixa, os investidores voltam a olhar com atenção para os investimentos no exterior e a construção de patrimônio fora do país. E isso só aumentou com a popularização dos BDRs.

Um levantamento do final de 2021 mostrou que, com as novas regras, o número de pessoas que investem em BDRs havia subido 1.414% em um ano.

No artigo de hoje, vamos explorar como você pode investir no exterior, quais ativos atrelam o seu patrimônio às empresas ou Fundos de Investimentos estrangeiros e onde investir este ano. Vamos lá?

Por que fazer investimentos no exterior?

Inicialmente, vamos conhecer quais são as principais razões para construir uma carteira de investimentos com ativos atrelados ao exterior.

Entre os principais motivos para investir fora do Brasil, podemos destacar:

Vantagens de investir no exterior:

Diversificação geográfica: a ideia é distribuir o risco da sua carteira de investimentos em mais de um país.

Acesso a empresas globais: você pode investir nas maiores marcas do mundo e empresas reconhecidas internacionalmente.

Exposição ao euro ou dólar: com essas empresas, você se torna sócio de companhias que geram receitas em euro ou dólar, moedas mais fortes que o real.

Ganhar dividendos: dos lucros que as empresas geram, você também recebe os proventos pagos proporcionalmente às suas ações.

Facilidade: o investidor pode fazer tudo sua corretora brasileira, sem precisar abrir novas contas no exterior.
Proteção contra o risco-Brasil: você ganha um mecanismo de defesa contra o cenário de incerteza brasileiro, seja ele gerado pela política ou pela economia.

Além disso, você também tem acesso a uma Bolsa de Valores que tem se valorizado mais do que a Bolsa brasileira.

Confira a seguir um comparativo entre investir R$10 mil em cotas do IVVB11 – um ETF que segue o índice S&P 500 da Bolsa americana –, cotas do BOVA11 (ETF do Ibovespa), uma aplicação que rende 100% do CDI e a caderneta de Poupança desde julho de 2014.

Ou seja, a valorização do IVVB11 ganhou com sobras dos demais investimentos neste comparativo. Lembrando que a rentabilidade do passado não garante que o mesmo acontecerá no futuro. 

Portanto, as incertezas e as dificuldades que, por vezes, existem no mercado nacional podem ser amenizadas com uma boa diversificação dos investimentos no exterior.

Atualmente, o investidor também conta com a vantagem de fazer tudo pela internet, sem burocracia e sem sair de casa, contando com segurança e praticidade.

Qual é o melhor país para investir?

Não há um “melhor país para investir” que se aplique universalmente, pois as condições de investimento dependem de vários fatores, incluindo objetivos financeiros, tolerância ao risco e horizonte de investimento. Além disso, as condições econômicas podem mudar ao longo do tempo.

No entanto, alguns investidores consideram países com economias desenvolvidas e mercados financeiros sólidos como opções atrativas.

EUA, Alemanha, Japão e Canadá são exemplos de países com mercados financeiros robustos e estabilidade econômica.

Outros investidores podem buscar oportunidades em mercados emergentes, como China, Índia, Brasil ou Rússia, onde o potencial de crescimento pode ser mais significativo, mas com níveis geralmente mais elevados de volatilidade e risco.

A diversificação é uma estratégia comum para mitigar riscos, distribuindo investimentos em diferentes regiões e classes de ativos.

Antes de decidir onde investir, é crucial conduzir uma análise cuidadosa, considerando fatores econômicos, políticos e sociais específicos de cada país. Além disso, consultar Assessores financeiros pode oferecer insights personalizados com base nas metas individuais.

SAIBA MAIS:
➡️ Conheça as melhores alternativas de ETFs americanos na B3
➡️ Aprenda como montar sua carteira de BDRs com diversificação
➡️ Descubra o que são BDRs de ETFs e invista no mundo inteiro

Como investir no exterior morando no Brasil?

Agora que você já conhece as vantagens, vamos abordar quais são os principais meios de investir no exterior, mesmo que você esteja no Brasil e não tenha a intenção de morar fora do país.

Para quem já possui uma carteira de ações de empresas brasileiras ou mesmo quem está começando a investir agora, uma das melhores alternativas é ingressar no mercado por meio dos ativos a seguir.

PRINCIPAIS ATIVOS PARA INVESTIR NO EXTERIOR:

✔️ ETFs : Exchange Traded Funds – Fundos de Índice negociados em Bolsa. São veículos de investimento passivo que visam acompanhar o desempenho de um determinado índice, tais como o S&P500, o Nasdaq, entre outros.  

✔️ BDRs: os BDRs ( Brazilian Depositary Receipts) são recibos pelos quais o investidor local pode ter acesso ao investimento a grandes empresas estrangeiras.

✔️ BDRs de ETFs: ativos de Renda Variável que possibilitam ao investidor brasileiro o investimento indireto em ETFs que seguem a performance de índices de ações no exterior muito além dos Estados Unidos.

✔️ Fundos de Investimentos: alguns Fundos nacionais já traçam estratégias especiaisi de alocação do patrimônio dos cotistas em ativos estrangeiros, sejam eles BDRs, ETFs ou investimentos direto no exterior.

Se ainda tem dúvidas se investir em BDRs é um bom negócio, dê uma olhada no gráfico abaixo. Ele nos mostra a evolução do Índice BDRX que, semelhante ao Ibovespa, monta um portfólio teórico para mensurar o desempenho médio das cotações de uma cesta de ativos.

Desde 2013, o índice traça uma linha de tendência de alta, o que representa a valorização desse tipo de ativo em termos de cotações, sem contar os dividendos pagos pelos BDRs que você também tem direito.

Isso significa que, com uma carteira bem próxima ou igual ao BDRX, você teria alcançado uma valorização semelhante.


Quer entender mais sobre os BDRs e como funciona esse tipo de ativo na Bolsa de Valores, assim como ele pode agregar um excelente elemento de diversificação na sua carteira? Então assista a um conteúdo em vídeo em que a nossa Analista de Investimentos, Paloma Brum, esclarece tudo sobre o tema:

Corretoras para investir no exterior: preciso de uma nova conta?

A boa notícia é que você não precisa abrir novas contas em corretoras para investir no exterior. Para aplicar nas classes de ativos que citamos acima, é possível fazer tudo por meio da sua conta aqui na Toro de modo fácil e com taxa zero de corretagem.

Além disso, você tem acesso a um filtro exclusivo com os melhores BDRs e ETFs que nossos experts selecionam e à carteira de BDRs recomendados da Toro.

Onde investir no exterior este ano?

Antes de terminarmos, conheça quais são os melhores ETFs e BDRs que nossa equipe de especialistas recomendam para este ano em um conteúdo completo e especial.

Como investir em ações no exterior?

Para finalizar, como dito anteriormente, você consegue investir em todos esses ativos se tiver conta aberta e ativa em uma corretora de valores. Por isso, dê preferência às mais modernas, digitais e com taxa zero no mercado, como a Toro Investimentos.

A partir daí, você pode aplicar em todos os tipos de investimentos com facilidade, sem burocracia e com a ajuda de especialistas. Veja, no infográfico a seguir, o passo a passo para realizar seus investimentos.

Infografico Como investir na Bolsa de Valores 002 (1)

Assessoria Exclusiva Toro: mais facilidade na diversificação internacional

Agora, você pode contar com a expertise dos nossos Assessores Exclusivos, prontos para fornecer um suporte personalizado e ajudá-lo a construir uma carteira de investimentos diversificada e rentável com todos os ativos do mercado, preparada para qualquer cenário econômico.

A Toro é uma corretora inovadora, ágil e totalmente digital, que conta com Assessores preparados para auxiliá-lo no gerenciamento eficiente das suas finanças, oferecendo benefícios exclusivos, especialmente para quem investe um patrimônio acima de R$ 100 mil.

Preencha o formulário abaixo e tenha acesso exclusivo ao suporte personalizado de um especialista no mercado financeiro:

fundo-lp-assessoria-100k-blog

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!