Cadastre-se grátis

Ações da Cemig (CMIG4): o que saber antes de comprar ações da empresa?

As ações da Cemig (CMIG4) atraem diversos tipos de investidores, já que a companhia tem um bom histórico de pagamento de dividendos, devido à sua alta capacidade de geração de caixa. O modelo de negócios da Companhia Energética de Minas Gerais a torna uma empresa estável e com grande capacidade de geração de fluxo de caixa operacional.


As ações da Cemig estão entre as mais procuradas por pessoas que desejam investir em empresas lucrativas na Bolsa de Valores e receber uma boa soma de dividendos. 

As ações do setor de energia estão entre as favoritas do mercado, conquistando desde os investidores principiantes até os mais experientes.

Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre os papéis dessa companhia, os diferenciais da empresa estatal e o que é necessário considerar antes de se tornar sócio da Cemig. Continue a leitura para saber mais!

O que a Cemig faz?

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) é uma empresa de energia elétrica brasileira sediada em Belo Horizonte (MG). Foi fundada em 1952 como uma empresa estatal do estado de Minas Gerais para gerar e distribuir energia elétrica para a população local.

Ao longo dos anos, a Cemig passou por um processo de expansão e diversificação de suas atividades. Em 1996, foi privatizada e suas ações passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores.

A partir daí, a empresa passou a atuar em outras regiões do Brasil e expandiu seus negócios para outras áreas relacionadas à energia elétrica, como geração, transmissão e comercialização de energia.

Atualmente, a Cemig é uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil, com atuação em 22 estados do país, além do Distrito Federal. Ela possui cerca de 7,6 milhões de clientes em sua área de concessão e é responsável por uma capacidade instalada de geração de energia elétrica de mais de 7.000 MW.

A empresa também possui ativos em outros países, como Chile e Colômbia, e atua em diversos segmentos relacionados à energia elétrica, incluindo:

  • Geração de energia renovável.
  • Distribuição de gás natural.
  • Telecomunicações.
  • Serviços de energia elétrica para clientes industriais e comerciais.

Por que investir no setor de energia elétrica?

O setor de energia elétrica é um dos favoritos de investidores de longo prazo, especialmente quem deseja construir uma carteira focada em renda passiva

Entre as vantagens de se tornar acionista do setor de energia elétrica, podemos destacar:

✅ Possuem contratos e concessões de longa duração: esses contratos e concessões podem se estender por várias décadas, permitindo que as empresas prestem serviços com maior previsibilidade de receita ao longo de muitos anos.

✅ Previsibilidade de receita: é possível porque os contratos e concessões de fornecimento de energia elétrica são serviços essenciais tanto para as famílias quanto para as empresas. Assim, mesmo em tempos de menor consumo, a empresa pode prever a receita que irá receber, o que contribui para a sua estabilidade financeira.

✅ São monopólios naturais: as empresas de energia elétrica tendem a ser monopólios naturais, ou seja, atuam em mercados em que é muito difícil a entrada de um novo concorrente. Isso ocorre porque a empresa estabelecida tem um custo fixo menor do que uma nova empresa, que precisaria construir toda a rede necessária para fornecer energia. Dessa forma, as empresas de energia elétrica podem manter sua posição dominante por um longo período.

✅ Dividendos altos: as empresas de energia elétrica são conhecidas por serem boas pagadoras de dividendos. Isso ocorre porque a previsibilidade das receitas, margens e lucros torna mais difícil para esse tipo de empresa crescer rapidamente. Por isso, muitas dessas empresas optam por dividir seus lucros com os acionistas como forma de proventos.

✅ Matriz energética concentrada: a matriz energética brasileira ainda é altamente concentrada na geração de energia hidrelétrica. Como resultado, as empresas desse setor têm uma participação significativa no mercado e são responsáveis pela prestação desse serviço em grande parte do país.

Agora que você sabe as vantagens do setor de energia, vamos explicar no detalhe o que você precisa saber sobre as ações da Cemig antes de investir. Continue lendo!

O que preciso saber sobre as ações da Cemig (CMIG4)?

Além das características da empresa e do seu setor, alguns aspectos das ações da Cemig em negociação na Bolsa de Valores também precisam ser considerados. São eles:

  • Código de negociação: CMIG4
  • Composição acionária: o Estado de Minas Gerais detém a maior participação da Cemig, com 17,04%. Depois vêm a Fia Dinâmica Energia, com 16%.
  • Free float: dada a composição acionária acima, o free float – ações em circulação livre no mercado – é de 81,90%. 
  • Governança corporativa: na classificação de governança da B3, a Cemig possui classificação “Nível 1”, que é uma das mais elevadas entre as empresas listadas na Bolsa brasileira.

Análise: investir na Cemig vale a pena?

Mas, afinal, vale a pena investir nas ações da CMIG4? Segundo o time de Análise da Toro, a Cemig é uma companhia que atua no setor de energia elétrica em todas as etapas do processo, desde a geração até a comercialização.

Isso faz com que a empresa possua um modelo de negócio estável e capaz de gerar um fluxo de caixa operacional consistente.

A companhia tem duas fontes principais de receita: a primeira é proveniente de concessões governamentais para geração e transmissão de energia, e a segunda é derivada da venda de energia aos consumidores finais.

Mas, apesar de ter um fluxo de caixa relativamente estável, a empresa apresenta certos riscos, como a regulação estatal do mercado de energia e a influência do principal acionista, o Estado de Minas Gerais.

Na composição acionária da Cemig, o Estado de Minas Gerais detém cerca de 51% das ações ordinárias e 17% do total de ações.

Inclusive, o Governador de Minas Gerais propôs, em novembro de 2023, a federalização de estatais mineiras, incluindo a Cemig, para o pagamento da dívida de Minas Gerais com a União, de cerca de R$160 bilhões. A aderência ao Regime de Recuperação Fiscal ainda segue em discussão na Comissão de Fiscalização Financeira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Assim, apesar do bom desempenho operacional e histórico positivo de pagamento de dividendos, a Cemig não se destaca em relação a outras empresas do setor de energia, especialmente por ser controlada pelo estado de Minas Gerais. 

Veja abaixo os pontos positivos e negativos da companhia mineira:

✅ Pontos positivos⛔ Pontos negativos
A Cemig é uma boa pagadora de dividendos.Grande risco regulatório, além de tarifas e encargos elevados para o setor de energia.
A empresa está com a alavancagem baixa, que lhe permite aproveitar oportunidades de expansão.Ocorrência de encargos elevados para o segmento de atuação.
Mesmo sendo uma empresa sujeita ao controle estatal, a Cemig apresenta bom histórico de governança.Redução na tarifa média na energia diminui a capacidade de geração de receitas.

Qual é o valor dos dividendos da Cemig (CMIG4)?

Por falar em dividendos, nos últimos anos, o dividend yield e o payout da empresa foram os seguintes:

AnoDividend yieldPayout
20236,01%24,05%
202213,75%49,68%
20218,97%28,16%
20204,29%51,75%
20195,26%24,44%
20184,65%12,35%
20173,55%50%
Fonte: Status Invest

Vale ressaltar que o payout é a porcentagem do lucro líquido de um período que foi distribuída entre os acionistas em forma de proventos. Já o dividend yield representa o valor dos proventos pagos dividido pela cotação do papel. 

Por falar em proventos, acesse o link abaixo e veja as ações recomendadas pelos especialistas da Toro para uma carteira de dividendos:

eovozvjgsufx7ykgds2i

Qual é a cotação das ações da Cemig (CMIG4) hoje?

Além do ganho em proventos, o acionista também pode ver seu investimento crescer com a valorização da cotação da Cemig (CMIG4) hoje

Veja, no gráfico a seguir, como ações da Cemig se valorizaram desde 2013, quando há o contraste com o lucro por ação gerado pela companhia:

O gráfico mostra que a cotação acompanha a variação do lucro, isto é, enquanto os lucros crescem, a cotação cresce junto. Esse é um bom indicador para quem investe no longo prazo.

Agora, antes de passar ao próximo tópico, clique no link abaixo e veja qual é o valor atual das ações e a tendência para os próximos dias, meses e anos:

Como comprar ações da Cemig?

Chegou a hora colocar esses conhecimentos na prática. Se for do seu interesse e fizer sentido para o seu perfil de investidor se tornar sócio da Cemig, o procedimento para comprar as ações é bem simples.

Transfira o dinheiro do seu banco para a sua conta na Toro, busque a empresa pelo código de negociação (CMIG4), configure a quantidade que você deseja, confira o valor da ordem e confirme o investimento.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, veja o tutorial abaixo:

Debêntures da Cemig (CMIG4): o que você precisa saber?

As debêntures são emitidas para obter financiamento a médio e longo prazo, para apoiar atividades e projetos ou liquidar dívidas.

Assim como os títulos de Renda Fixa, os investidores que compram debêntures recebem juros sobre o valor aplicado. A maioria das debêntures oferecem rentabilidade pós-fixada, ligada ao IPCA ou prefixada. 

Em resumo, aplicar em debêntures é uma forma de ganhar com o investimento em empresas da Bolsa sem a volatilidade diária da negociação de ações. 

Como vimos, a Cemig possui participação em 83 empreendimentos de geração, é a segunda maior transmissora de energia do país com mais de 9.000 km de linhas, além de ser a maior distribuidora e
comercializadora de energia nacional.

Com atuação verticalizada no setor, seu modelo de negócios a torna uma empresa estável e com grande capacidade de geração de fluxo de caixa operacional.

Logo, investir na Cemig por meio de debêntures oferece uma grande oportunidade para aqueles que buscam diversificar sua carteira de investimentos e obter retornos sólidos.

Por fim, se você deseja construir uma carteira com debêntures rentáveis, acesse a Carteira de Crédito Privado elaborada pelos analistas da Toro clicando na imagem a seguir: 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!