O setor de óleo e gás é um dos mais procurados e populares na Bolsa de Valores, mas engana-se quem pensa que a Petrobras é a única opção de investimento. Ao longo do tempo, o setor passou por um significativo aumento da concorrência e ascensão de novas empresas. 

A elevação dos preços do petróleo do tipo Brent também atraiu novos olhares paras empresas que extraem e vendem essa commodity.

No artigo de hoje, você vai conhecer uma das empresas que tem se tornado uma das "queridinhas da Bolsa": a 3R Petroleum. Falaremos das características da companhia, com ela opera e suas perspectivas para o futuro, assim como lhe ensinar a comprar as ações RRRP3. Vamos lá?

Acesse grátis a carteira mensal de ações Está com dúvidas sobre quais ações investir hoje? Veja nossa carteira gratuita de ações recomendadas por experts

O que a 3R Petroleum faz?

A 3R Petroleum é uma companhia privada e independente do setor de commodities, mais especialmente dedicada à produção de petróleo e gás natural em campos maduros localizados em terra (onshore),  águas rasas (shallow water) e águas profundas (offshore).

A 3R orienta seu plano de crescimento por meio de novas aquisições de ativos maduros, investimentos e revitalização destes campos. 

Portanto, a estratégia fundamenta da 3R está orientada na melhoria e redesenvolvimento dos blocos próprios, além de crescer com a compra de maduros vendidos pela Petrobras e petroleiras.

Com atuação e vendas no Brasil e América Latina e qualificação como "Operadora A" perante a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a 3R almeja elevar o volume de petróleo produzido, além de traçar metas de redução do custo de extração (lifting cost), trazendo mais valor para os seus acionistas.

Em resumo, as operações da 3R Petroleum incluem: 

🛢️ Exploração, produção e comercialização de petróleo seus derivados, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos.

🛢️ Importação e exportação de petróleo e seus derivados.

🛢️ Participação em outras companhias ou sociedades como acionista ou cotista.

Onde investir dinheiro hoje Veja uma carteira gratuita e recomendada por experts Clique e invista nos melhores ativos do momento

O que preciso saber sobre as ações da 3R?

Se você se interessou pelas ações da 3R, o ponto de partida é conhecer algumas informações relevantes sobre o papel. São elas:

  • Código de negociação: RRRP3
  • IPO: dezembro de 2020.
  • Governança corporativa: a 3R é uma empresa do Novo Mercado, o mais alto segmento de listagem da B3. 
  • Composição acionária: o capital da empresa está dividido entre o Esmeralda FIP Multiestratégia (9,8% das ações), Banco BTG Pactual (7,2%), Gerval Investimentos (6%), Administração (1,1%) e outros acionistas (75,9%).
  • Free float: dada a composição acionária acima, o free float – ações em circulação livre no mercado– é de 75,9%. 
  • Índices de que participa: Ibovespa, IBrX 100, Índice Brasil Amplo, Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC), Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG), Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM), Índice de Small Caps (SMLL), entre outros.

 

Investir na 3R Petroleum vale a pena?

Afinal, investir nas ações da 3R Petroleum vale a pena? Primeiro, você deve considerar se essa posição faz sentido em relação ao seu perfil de investidor. Além disso, considere também a diversificação do seu portfólio e quantas ações você almeja ter na carteira, assim como os setores que já investe. 

Em seguida, é preciso estudar qual é o cenário atual da companhia e suas projeções de crescimento para o longo prazo. Para isso, conte com os Analistas da Toro para lhe ajudar. 

Em termos de negócio, desde 2021, a empresa começou a operar também em águas profundas, sobretudo após a aquisição de 62,5% do campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos (RJ), que antes pertencia à Petrobras.

A equipe de Análise da Toro destaca que a companhia, nos últimos trimestres, vem entregando forte crescimento operacional.

A 3R foi uma das companhias que se beneficiou da retomada econômica mundial no pós-vacinação. Além disso, a alta nos preços dos contratos futuros do petróleo do tipo Brent e a elevação do câmbio contribuíram para os maiores ganhos de receita da 3R.

Somado a isso, a demanda por petróleo após a flexibilização das restrições da pandemia se mostrou elevada, mantendo o valor da commodity em níveis altos.

Por fim, os Analistas ressaltam que a 3R possui margens elevadas e múltiplos atrativos quando comparado com o restante do segmento.

Ademais, suas vantagens competitivas relevantes aliadas a um arrojado plano de fusões e aquisições podem gerar valor aos acionistas no longo prazo.

Pontos positivos Pontos negativos
Gestão experiente Crescimento depende de recursos não renováveis
Elevados níveis de governança e ESG Aquisições que podem não ser bem sucedidas
Atua em setor de concorrência limitada Fatores de risco naturais do negócio
Se beneficia com os desinvestimentos da Petrobras Intrinsecamente ligada ao petróleo e ao câmbio
Demanda crescente pelo petróleo Resultados produtivos podem vir abaixo do esperado


Confira, no vídeo a seguir, a leitura que os nossos Analistas de Investimentos, Paloma Brum e João Freitas, fazem sobre os resultados da 3R no 1º trimestre de 2022 e o que é possível projetar para o futuro da empresa: 

Entenda o cenário econômico e veja onde investir para ganhar mais Ver recomendações gratuitas

Por que investir no setor de óleo e gás?

No tópico anterior, falamos de algumas vantagens de investir nas ações de uma empresa petrolífera específica. Mas, para o investidor de longo prazo, aquele que aplica o buy & hold ou o value investing, vale a pena a exposição à essa commodity?

Confira algumas vantagens de diversificar parte do seu patrimônio no setor de petróleo e gás natural:

⭐ Relevância internacional: o petróleo e o gás ainda estão entre as fontes energéticas mais consumidas mundialmente.

⭐ Relevância econômica: o petróleo e o gás natural têm aplicações diversas na cadeia produtiva de inúmeros setores econômicos.

⭐ Volume produtivo e de exportações: empresas produtoras de petróleo extraem e vendem volumes muito altos, possibilitando ganhos maiores de receita.

⭐ Exposição ao câmbio: o petróleo têm a sua cotação definida em dólar no mercado internacional. Logo, quando a moeda americana sobe, essas empresas lucram mais.


Antes de passar ao próximo tópico, tenha atenção ainda ao fato de que o petróleo é uma fonte energética não renovável e o mundo segue buscando alternativas mais sustentáveis. Além disso, é comum que as commodities passem por ciclos econômicos, isto é, longos períodos de alta ou baixa. 

Qual é a cotação das ações da 3R Petroleum (RRRP3)?

Como vimos, a 3R Petroleum abriu o seu capital no final de 2020. Desde então, o mercado vem acompanhando suas cotações de perto, além de realizar comparações com outras companhias do setor listadas na Bolsa, especialmente a Petrobras e a PetroRio.

Confira, no gráfico abaixo, a variação dos preços dos papéis dessas 3 empresas desde o IPO da 3R:

Para onde vai a economia? Acesse o relatório e veja onde investir para ter mais rentabilidade

Como comprar ações da 3R Petroleum (RRRP3)?

Para comprar as ações da 3R Petroleum, o processo é bastante simples. Basta ter conta ativa em uma corretora de valores, transferir os recursos para essa conta, buscar as os papéis pelo código de negociação RRRP3 na plataforma da corretora, configurar a quantidade, conferir os valores e confirmar.

Para facilitar, detalhamos todos os passos no infográfico abaixo. Lembrando que, aqui na Toro, você não paga corretagem para investir em ações e ainda conta com a plataforma mais simples e interativa do mercado. Se você ainda não é cliente, faça o seu cadastro gratuito agora mesmo. 

Como investir passo a passo

Se ainda ficar com alguma dúvida, também preparamos um tutorial em vídeo para facilitar a a sua compra em menos de 2 minutos. Confira:

Diversifique sua carteira com as recomendações gratuitas de especialistas Acesse grátis agora