Os BDRs de ETFs são ativos de Renda Variável emitidos no Brasil e que permitem ao investidor local o investimento indireto em ETFs que seguem o desempenho de índices de ações no exterior.

Em um cenário em que há mais e mais investidores em busca da diversificação perfeita para suas carteiras, novos produtos na Bolsa de Valores se destacam como valiosas alternativas de aplicação entre os principais tipos de investimentos. Entre eles, os BDRs de ETFs.

De acordo com o Boletim da B3, em menos de um ano (dezembro de 2020 a setembro de 2021), o número de investidores em BDRs de ETFs saltou de 419 para 10.790.

Neste conteúdo, você vai aprender o que são os BDRs de ETFs, como eles funcionam, assim como as vantagens de ter esse tipo de ativo na sua carteira de investimentos. Leia até o final e entenda tudo sobre o assunto!

Bdrs recomendados

Invista nos melhores  BDRs do mercado Veja o que os Analistas da Toro  recomendam em um relatório gratuito

O que são BDRs de ETFs?

Antes de conhecer o que são os BDRs de ETFs, é preciso dominar alguns conceitos que vão facilitar a compreensão desse tipo de ativo. Alguns deles, por estar constantemente em conteúdos, já são mais familiares, tais como:

  • BDR: os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são recibos de ações de empresas do exterior e negociados no Brasil. Ou seja, é um investimento feito nacionalmente, mas com lastro internacional. Por meio dos BDRs, é possível investir em várias empresas estrangeiras sem a necessidade de fazer remessas de dinheiro para o exterior.
  • ETF: os ETFs (Exchange Traded Funds) são Fundos de Investimentos de gestão passiva com cotas negociadas na Bolsa que aplicam os recursos dos seus cotistas em uma carteira de ações e visam acompanhar o desempenho de algum índice de mercado como referência, como o Ibovespa, o Small Caps, o IBr-X 50, entre outros.
  • Índices: os índices são carteiras hipotéticas que se propõem a medir o desempenho médio das cotações uma cesta de ações. Eles funcionam como um termômetro de como o mercado se valoriza ou se desvaloriza de modo geral. O Ibovespa, por exemplo, é o principal índice da Bolsa de Valores do Brasil.

Bom, agora fica fácil entender. Se há ETFs no Brasil que seguem índices como o Ibovespa, é de se imaginar que no exterior existem vários ETFs seguindo índices internacionais. De fato, existem e não são poucos!

Para não ter o trabalho de abrir conta no exterior, fazer remessas de dinheiro para fora do país e investir nestes ETFs diretamente, é possível aplicar neles por meio dos BDRs de ETFs.

Os BDRs de ETFs, portanto, são ativos de Renda Variável emitidos no Brasil que tem como lastro os ETFs emitidos no mercado internacional.

Desse modo, quem investe em um BDR de ETF vai comprar, indiretamente, cotas de um ETF negociado nas Bolsas internacionais e que acompanham a performance dos mais variados índices de mercado, como o financeiro, de tecnologia, aeroespacial, mercados de ações americanos, asiáticos, europeus, entre outros.

Assim, por intermédio de um BDR de ETFs, você investe em várias empresas de uma única vez ao invés de comprar BDR por BDR de cada uma delas. Logo, amplia bastante a possibilidade de diversificação de seu portfólio.

Entenda mais sobre o conceito de ETF com o conteúdo em vídeo a seguir com a Analista de Investimentos da Toro, Paloma Brum:

Quer investir nos melhores BDRs do mercado? Confira os ativos que os  especialistas da Toro selecionaram para você

BDR de ETFs ou ETFs de BDRs?

No meio dessa "sopa de letrinhas", é comum que alguns investidores, sobretudo os iniciantes, se percam na diferenciação dos conceitos. Como vimos, os BDRs de ETFs são os ativos que replicam os Fundos de Investimentos (ETFs) estrangeiros.

Os ETFs de BDRs, por sua vez, seriam os Fundos de Investimentos negociados na Bolsa brasileira que investiriam em vários BDRs na sua composição. Ou seja, funcionam como uma carteira de ações já diversificada e que visam acompanhar um índice específico. No Brasil, ainda não existe um ETF que aplica o patrimônio de seus cotistas em uma carteira exclusiva de BDRs.

Por que investir em BDRs de ETFs?

Lembre-se de que a diversificação é um dos principais mecanismos de segurança dos investimentos na Bolsa de Valores. Isso vai ser determinante na escolha de quais empresas investir e de quantas ações ter em carteira, independentemente se forem companhias locais ou internacionais.

Os BDRs de ETF são excelentes oportunidades para estratégias de investimentos que visam o longo prazo (buy & hold), ganhar de forma passiva com a valorização do mercado todo, investir em setores não existentes na bolsa brasileira, diversificar moedas e classes de ativos, além de ganhar com variação de preços na compra e na venda.

Agora que você já conhece as diferenças entre os conceitos, confira abaixo algumas das vantagens de investir em BDRs, sejam eles de ETFs ou diretamente de empresas:

VANTAGENS DE INVESTIR EM BDRs: 

    1. Diversificação: reduzir os riscos da sua carteira pela diversificação.
    2. Fácil acesso: tudo feito pela sua corretora no Brasil e pagando em moeda nacional.
    3. Exposição ao exterior: ampliar a diversificação para além das empresas brasileiras.
    4. Mercado maior: possibilidade de investir em mercados maiores que o brasileiro.
    5. Evitar riscos internos: parte de sua carteira não estará atrelada ao risco-Brasil.
    6. Possibilidade de ganhar mais: elaboração de estratégias de investimentos diferenciadas, balanceando ações locais e internacionais.
Veja quais são os melhores BDRs para investir agora Acesse grátis

Exemplos de BDRs de ETFs listados na B3

Neste tópico, vamos conhecer alguns dos principais BDRs de ETFs listados na Bolsa de Valores do Brasil, assim como seus respectivos códigos de negociação.

Os BDRs de ETFs possuem códigos de negociação com quatro letras seguidas pelo número 39. Eis alguns exemplos entre as dezenas de alternativas à sua disposição na Bolsa:

Nome Código de negociação
Core S&P 500 BIVB39
Trust MSCI US BEGU39
MSCI ACWI BACW39
Global Health BIXJ39
Coremsci Europe BIEU39
MSCI Ásia JP BAAX39
MSCI Austrália BEWA39
MSCI Eurozone BEZU39
MSCI United Kingdom BEWU39
Global Tech BIXN39
MSCI EMG Mark BEEM39
MSCI China BCHI39
MSCI Japan BEWJ39
MSCI India BNDA39
MSCI Taiwan BEWT39
United States Financial BIYF39
Select Dividend BDVY39
United States Technology BIYW39
Latin America40 BILF39
Europe ETF BIEV39
Core Small Cap BIJR39

Fonte: B3

Lembrando que os ETFs apresentados são apenas exemplos e não representam recomendações de compra ou a opinião dos Analistas da Toro Investimentos. 

Como comprar BDRs de ETFs?

Para investir em BDRs, o processo é extremamente simples. Primeiramente, é preciso ter conta ativa em uma corretora de valores. Assim sendo, valorize as corretoras digitais, sem burocracia e que não cobram corretagem, como a Toro Investimentos.

Em seguida, basta transferir os recursos da sua conta no banco para a conta na corretora. Então, na plataforma da Toro, busque o BDR em que deseja investir pelo código de negociação. Daí, é só configurar a quantidade, conferir o valor final e confirma o investimento.

Se ficar alguma dúvida, confira o vídeo abaixo em que mostramos o passo a passo de como investir em BDRs pela plataforma da Toro:

Não sabe como montar uma carteira de BDRs diversificada? Siga as recomendações  do relatório gratuito da Toro