Cadastre-se grátis

O que é a Ancord? Saiba como é a prova e sua certificação para AAIs

A Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) é uma entidade que representa o mercado financeiro e oferece a prova de certificação de AAI (Agente Autônomo de Investimentos), que avalia conhecimentos em temas como regulação, mercado financeiro e produtos de investimento e é obrigatória para atuar na área. 


Muitas pessoas já ouviram falar da Ancord, mas não sabem exatamente do que se trata essa sigla. Ao longo do post, você entenderá o significado desse termo e por quais razões ele é tão importante para o mercado financeiro e para quem pretende investir.

Se você tem interesse pelo tema, leia até o final e aproveite o conteúdo.

O que é a Ancord?

Ancord é a sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Ela é responsável por unir e representar as empresas do mercado de capitais e financeiro.

Sua principal finalidade é regular o mercado e fornecer conhecimentos para profissionais da área e para o público em geral. Por conta disso, a Associação disponibiliza cursos, certificações e treinamentos para quem deseja investir ou atua no mercado de investimentos.

O que é a certificação da Ancord?

Na tentativa de melhorar o mercado, a instituição oferece a certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI) da Ancord. Ela é ideal para quem deseja ser um corretor da Bolsa de Valores.

Essa certificação funciona com uma espécie de autorização para as pessoas que desejam trabalhar como AAI. Aliás, isso é uma determinação legal, de acordo com Resolução nº 2.838, de 2001, e com a Instrução nº 497 da CVM, de 2011.

Vale lembrar que a certificação Ancord é apenas uma das alternativas para quem deseja atuar em uma corretora de valores.

Saiba mais sobre a atuação do Agente Autônomo, suas funções e como se tornar um em artigo especial que preparamos sobre o tema:

A prova é feita eletronicamente e fica disponível em mais de 150 localidades espalhadas pelo país. Esses locais são autorizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que cuida da aplicação do exame.

Se você tem interesse em fazer a prova, saiba que a localidade exata, a data e o horário devem ser agendados com antecedência por quem se candidata.

A proposta da avaliação é medir a qualificação técnica dos candidatos.

Ela é formada por 80 questões objetivas de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. O prazo para finalizá-la é de 2 horas e 30 minutos.

Os temas explorados são de conhecimento específico. Entre eles, podemos destacar:

  • A Atividade do Agente Autônomo de Investimento.
  • Código de Conduta do Agente Autônomo de Investimento.
  • Economia.
  • Sistema Financeiro Nacional.
  • Instituições e Intermediadores Financeiros.
  • Administração de Risco.
  • Fundos de Investimentos.
  • Clubes de Investimentos.
  • Matemática Financeira — Conceitos Básicos.

Como realizar a inscrição para a prova Ancord?

Para prestar e ser aprovado no exame, é necessário realizar os seguintes passos:

✅ Inscrição: realizar a inscrição no site da Ancord.

✅ Taxa de inscrição: pagar a taxa de inscrição no valor de R$460,00.

✅ Agendamento: em até 60 dias após a inscrição e o pagamento, agendar a data e local onde deseja realizar a prova.

✅ Prova: estudar e prestar o exame em casa ou em locais homologados pela Fundação Getúlio Vargas, obtendo ao menos 70% de acertos.

✅ Certificado: se aprovado, solicitar o certificado de credenciamento no site da Ancord.

No entanto, algumas exigências precisam ser atendidas para que você possa se inscrever. Veja só:

  • Não registrar antecedentes criminais e encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis.
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente em instituição oficialmente reconhecida.
  • Conhecer, atender e estar de acordo com as disposições do Regulamento.
  • Pedidos de isenção de pagamento da inscrição.
  • Pedidos de devolução do pagamento do valor da inscrição.
  • Inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, fac-símile, condicional e/ou extemporânea ou por qualquer outra via que não especificada.

Não se esqueça de que todos os dados preenchidos são de responsabilidade do candidato. Ou seja, tenha muita atenção na hora de se inscrever e revise todos os dados antes de enviá-los.

Após ser aprovado no teste, o AAI ainda não está habilitado para trabalhar. Além disso, é preciso realizar o credenciamento na CVM. 

Feito isso, basta aderir ao código de conduta da profissão e ao código de autorregulação do mercado. Tudo isso poderá ser feito pelo site da Ancord.

Para terminar, sempre que tiver alguma dúvida, consulte a instrução da CVM e o regulamento do exame da Ancord. Nesses dois documentos, você encontrará em detalhes tudo o que precisa saber sobre a prova, a certificação e o credenciamento dos profissionais

Como fazer o agendamento da prova da Ancord?

Caso queira fazer a prova Ancord e se certificar como Agente Autônomo de Investimentos (AAI), é preciso escolher um local entre os disponíveis. Também cabe a você determinar data e hora para a realização o exame. Como já falamos, esse agendamento é feito pela internet. Para isso, é preciso se identificar com login (CPF) e senha.

De acordo com o próprio Manual de Candidatura da Certificação da Ancord, é preciso ter alguns cuidados ao optar por uma data. Por exemplo, se você fizer um agendamento com mais de 7 dias corridos de antecedência, no mínimo, será possível cancelá-lo até duas vezes, sem nenhum custo adicional.

Porém, caso você agende a prova da Ancord em até 7 dias corridos, não haverá nenhuma possibilidade de cancelamento ou reagendamento. Sendo assim, se precisar alterar essa data, faça isso o quanto antes, ok?

Curso Ancord para Certificação

Você já deve imaginar, mas não custa nada falar mais uma vez: a pessoa que deseja obter essa certificação precisa estudar e se preparar muito. Sem disciplina e regularidade nos estudos, torna-se ainda mais difícil aprender o que é pedido no exame. Isso porque o conteúdo exigido é cheio de questões sobre temas específicos, exigindo uma boa preparação.

Até mesmo os profissionais que já estão inseridos nesse mercado ou trabalham em corretoras precisam se atualizar. Caso contrário, também encontrarão dificuldades em suas trajetórias profissionais.

A Ancord disponibiliza diversos cursos voltados para o aprimoramento contínuo de profissionais dos mercados financeiro.

Também existem opções básicas para o público em geral. Afinal, novos conhecimentos são sempre bem-vindos em qualquer etapa da sua carreira.

Esses cursos são oferecidos em três modalidades: livre, preparatório e in company (para empresas). Alguns exemplos de temas abordados são:

  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro.
  • Mercado de renda fixa — Conceitos e Características dos Títulos.
  • Mercado Financeiro — Conceitos, Participantes e Tributação.
  • Fundos de Investimento Imobiliário.
  • Tesouro Direto — Conceito e Investimento.
  • Mercados Derivativos — Conceitos e Procedimentos Operacionais.
  • Como Investir em Ações.
  • Produtos de Câmbio e Comércio Exterior.
  • Avaliação de Risco — Conceitos Básicos.

A história da Ancord

A Ancord surgiu na década de 1970. Foi nessa época que o Conselho de Administração da Bolsa de Valores de São Paulo decidiu apoiar a fundação de uma entidade que defendesse os interesses de seus associados.

Em São Paulo, no dia 28 de agosto de 1972, foi fundada a Ascesp — Associação das Sociedades Corretoras e Câmbio do Estado de São Paulo. Dez anos depois, a instituição adquiriu caráter nacional e passou a se chamar ANCOR — Associação Nacional das Corretoras de Valores.

Foi apenas em março de 2011, após incorporar a Adeval — Associação das Empresas Distribuidoras de Valores —  a entidade recebeu o nome atual ANCORD. Como você pode ver, diversas modificações institucionais aconteceram até ela se tornar o que é hoje.

Há um bom tempo, a Ancord vem colaborando na formação de profissionais para atuar no mercado financeiro. Assim, o setor fica cada vez mais forte e capacitado. Por isso, ela dá mais segurança para que investidores, como você, recebam um atendimento sério e de qualidade na hora de investir.

Antes de fechar essa página, confira um pouco mais sobre a atuação do Assessor de Investimentos, outra possibilidade de carreira no mercado financeiro.

{%module”module_16555104457841731″path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”kojI5f46P4Q” %}

 

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!