Cadastre-se grátis

Ações do Magazine Luiza: afinal, vale a pena comprar hoje?

Já escutou alguém falando sobre as ações Magazine Luiza? Será realmente que vale a pena comprar ações Magalu?

O Magazine Luiza é, atualmente, uma das empresas com maior destaque no varejo. Isso se deve ao aumento da área atuação da empresa, deixando de ocupar apenas o setor de eletrodomésticos e móveis e atuando com vestuário, calçados, entre outros.

Além disso, é preciso destacar os bons resultados nos últimos anos, principalmente em seu e-commerce. 

Assim, é impossível olharmos para o mercado financeiro e não percebermos a valorização dos ativos do Magalu nos últimos anos.

Afinal, entre 2016 e 2019, as ações da empresa cresceram 18.000%. 

Todos esses fatores que citamos acima contribuem para que muitos investidores tenham dúvidas sobre as ações do Magazine Luiza, afinal, vale a pena comprar?

Ao longo deste conteúdo vamos apresentar algumas informações para que você consiga analisar as ações do Magazine Luiza de uma forma mais completa. Portanto, acompanhe este texto e você vai entender:

  • Histórico das ações do Magazine Luiza nos anos passados.  
  • Ações do Magazine Luiza hoje na bolsa brasileira.
  • Ações do Magazine Luiza: projeções para o futuro. 
  • Ações Magazine Luiza: vale a pena comprar?
  • Dividendos das ações do Magazine Luiza.
  • Como comprar ações da Magazine Luiza. 

Magazine Luiza (MGLU3): ações com valorização e desvalorização históricas 

O Magazine Luiza é uma rede varejista fundada em 1957 em Franca, cidade do interior de São Paulo. Inicialmente, a loja era focada em venda de presentes e em 1974 já contava com lojas em vários municípios do estado e com lojas de departamentos. 

O início dos anos 2000 marcou a expansão significativa da rede. Ações de marketing bem realizadas e um projeto de crescimento bem estruturado fizeram com que, em 2008, 44 lojas fossem inauguradas apenas na cidade de São Paulo, colocando o Magazine Luiza na lista das principais redes de varejo do país.

Porém, apenas em 2011 a rede realizou o IPO e chegou ao mercado de capitais. Em abril de 2011, a empresa protagonizou a segunda maior oferta pública inicial do ano até então, captando R$926 milhões. 

Confira o histórico de cotações dos papéis da companhia atualmente:

O que faz o Magazine Luiza hoje ?

Atualmente, o Magazine Luiza figura entre as maiores companhias de varejo do Brasil, marcando presença no mercado varejista com suas lojas físicas e também como seu e-commerce/marketplace. 

A internet e as vendas online merecem destaque quando falamos em Magazine Luiza. Atualmente a empresa é responsável por um dos maiores canais de marketplace do país, recebendo milhões de acessos de consumidores em busca de produtos como:

  • Eletrodomésticos. 
  • Eletroeletrônicos. 
  • Telefonia.
  • Móveis.
  • Presentes. 
  • Brinquedos. 

Para fortalecer ainda mais sua presença no mercado digital e também sua estratégia de crescimento, o Magazine Luiza tem apostado fortemente em expansão e aquisição de outras corporações. Em abril de 2019, a empresa anunciou a compra da Netshoes, organização varejista de roupas, calçados e itens esportivos.

Além disso, ainda conta com produtos e serviços financeiros complementares, tais como crédito ao consumidor (Luizacred), seguros (Luizaseg) e consórcios (Consórcio Luiza). Esse mix de produtos e serviços faz com que a empresa conte com mais de 20 mil colaboradores e uma base de aproximadamente 45 milhões de clientes. 

Ações do Magazine Luiza hoje (MGLU3)

As ações do Magazine Luiza, assim como grande parte dos ativos da Bolsa de Valores do Brasil, sofreram os impactos da pandemia no Brasil.

Após o topo histórico, as ações da companhia passaram por vertiginosa queda. Esse movimento também foi observado em outras empresas do varejo, que passaram por complicações como:

  • Inflação em alta no Brasil: redução do poder de compra da população.
  • Encarecimento do crédito: elevação da taxa Selic no pós-pandemia.
  • Endividamento das famílias: o nível de endividamento das famílias atingiu patamares recordes, limitando os gastos não-essenciais dos brasileiros.
  • Aumento da concorrência no setor: varejistas foram pressionadas por sites internacionais e crescimento de outras empresas do segmento. 
  • Bear market na Bolsa: após a recuperação no pós-pandemia, a Bolsa de Valores entrou em um período de mercado de baixa, em função da aversão ao risco diante do aumento da taxa de juros no Brasil e no exterior. 

Vale a pena comprar? Qual é a projeção para o futuro?

Quando o objetivo é fazer uma projeção, reconhecemos os vários avanços operacionais importantes ao longo dos últimos meses, como aquisição de várias startups, com foco de melhorar a experiência do cliente em termos de usabilidade, praticidade e entrega dinâmica.

Contudo, apesar de ter vantagens competitivas no setor, nos últimos trimestres, o ambiente macroeconômico desafiador pesou sobre o mercado. Dessa forma, o Magazine Luiza (MGLU3) segue sofrendo com prejuízos líquidos consecutivos e elevadas despesas financeiras.

De uma forma geral, os pontos positivos e negativos para a empresa são:

✅ Pontos positivos⛔ Pontos negativos
Multicanalidade aumenta a escalabilidade e rentabilidade do negócio.Altas taxas de juros encarecem o crédito, desestimulam o consumo e impactam negativamente as despesas financeiras da Empresa.
Aquisições estratégicas ampliam a diversificação de receitas e criam novas avenidas de crescimento.Setor com muitos concorrentes, baixas barreiras de entrada e competição por preços.
A queda da Selic impacta positivamente o setor e melhora o custo da dívida.Múltiplos elevados já inserem grande parte das expectativas futuras para a Companhia.

No entanto, é sempre importante lembrar que a rentabilidade passada não é garantia de ganhos futuros. Por isso, para responder se vale a pena comprar MGLU3, é necessário levar em consideração o histórico, o cenário atual e a projeção para a empresa. 

Porém, outro detalhe que deve estar presente em análises é o preço da ação. As ações do Magazine Luiza já alcançaram um patamar que pode ser considerado alto para quem está chegando agora no mercado financeiro, mesmo com o desempenho inferior nos últimos meses de 2023.

As ações MGLU3 cresceram exponencialmente nos últimos anos e aumentou o interesse de muitos investidores, e, mesmo que ainda exista espaço para uma valorização, talvez não seja um crescimento tão acentuado atualmente. 

Dessa forma, avaliando se vale a pena comprar ações Magazine Luiza, os Analistas da Toro consideram que há uma recomendação neutra

Dividendos do Magazine Luiza

Além do retorno obtido por meio da venda de ações do Magazine Luiza por um preço mais alto do que você comprou, um outro atrativo para investidores são os dividendos pagos para quem possui as ações.

Dividendos são uma parte dos lucros distribuída aos acionistas como forma de remuneração.

Pagar dividendos e Juros sobre Capital Próprio são formas para recompensar os investidores que aplicam capital na empresa e também para atrair mais acionistas e valorizar as ações no mercado financeiro. 

É importante falar que cada empresa pode decidir a periodicidade e o processo de distribuição dos seus dividendos. Além disso, os acionistas recebem de acordo com a quantidade de ações que possuem.

As ações do Magazine Luiza e de varejistas em geral costumam passar menos os dividendos para seus acionistas, uma vez que suas margens são bastante pressionadas e a empresa reinveste o lucro no próprio crescimento.

Tem interesse em investir para viver de dividendos? Abra sua conta grátis na Toro e confira a lista com as ações que mais proporcionam esses pagamentos para seus investidores. 

Como comprar ações do Magazine Luiza?

Agora que você conhece a história do Magazine Luiza e possui dados para entender o cenário de valorização das suas ações, está na hora de apresentarmos uma forma bem simples para você começar a investir nesses ativos. 

Para isso, preparamos um passo a passo para você comprar ações do Magazine Luiza, confira a seguir:

1° passo: abrir conta em uma corretora de valores

O primeiro passo para comprar ações do Magazine Luiza, ou mesmo para ingressar no mercado financeiro, é abrir uma conta em uma corretora de valores.

Vale destacar que falamos sobre essas instituições e não em bancos, afinal, os bancos estão focados em “vender” seus próprios produtos financeiros, enquanto as corretoras oferecem maior diversidade de ativos. 

Assim, uma corretora de valores é a ponte entre você e a Bolsa de Valores. Essas instituições são regulamentadas por organizações como a própria B3, o Banco Central e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

Atualmente, é possível abrir uma conta e investir em ações do Magazine Luiza totalmente pela internet. A Toro Investimentos, por exemplo, é uma corretora que permite que todo o processo de abertura de conta e envio de documentos seja realizado online de uma forma segura e rápida

Além disso, a outra vantagem é que o processo é totalmente gratuito, você não paga nada para abrir e nem para manter sua conta na Toro, e ainda pode investir com Corretagem Zero

2° passo: enviar o dinheiro para a sua conta na corretora

Depois de abrir sua conta e enviar os documentos, é chegada a hora de enviar recursos para que você consiga operar no mercado financeiro. 

Atualmente, o processo de envio de dinheiro para a corretora também acontece rapidamente. Por meio de TED, DOC ou Pix, você transfere recursos da sua conta corrente para sua conta da corretora. 

Neste momento, é importante que a conta na corretora também esteja no seu nome. Dessa forma, você garante que o dinheiro ali também seja seu.

3° passo: veja se vale a pena investir em ações do Magazine Luiza neste momento

Para finalizar, o terceiro passo é o momento em que você escolhe os ativos que deseja investir e analisa se realmente as ações do Magazine Luiza estão entre os melhores investimentos naquele momento. 

Essa decisão deve ser realizada com base em muita análise e entendimento sobre o seu objetivo, riscos e estimativas de crescimento do papel e do mercado.

Em resumo, basta seguir os passos do infográfico:

Antes de fechar esta página, confira um vídeo de como comprar ações com a Toro com Corretagem Zero:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!