Cadastre-se grátis

Recibo IRPF: como recuperar o recibo do Imposto de Renda?

O recibo do IRPF é o documento emitido após você declarar o Imposto de Renda. Esse documento é o que comprova que o seu documento foi enviado à Receita Federal.Além disso, ele é essencial para aqueles contribuintes que gostam de acompanhar a situação da declaração pela internet. Se você perdeu ou esqueceu de salvar seu recibo, veja agora como você pode recuperar esse documento.

Como recuperar o recibo do Imposto de Renda (IRPF)?

Como você já sabe, o recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda é um documento que comprova que seus dados foram enviados à Receita Federal. A principal informação desse recibo é o seu número de identificação composto de 12 dígitos.Por meio dele, o contribuinte poderá acompanhar o andamento da sua declaração no site da Receita e, até mesmo, retificar o documento, caso seja necessário.
Quando o contribuinte perde o recibo, fica muito difícil saber qual era o número de acompanhamento da sua declaração.
Pensando nisso, a Receita Federal criou alguns mecanismos para que o contribuinte possa recuperar o recibo e, assim, ter acesso ao seu código e aos dados da sua declaração.Basicamente, temos três formas distintas de fazer isso. Vamos passar por cada uma delas detalhadamente. Veja só:

1. Como recuperar o recibo IRPF no portal e-CAC?

O Portal e-CAC é uma página administrada pela Receita Federal e disponibilizada para toda pessoa física ou jurídica que possua CPF ou CNPJ.Nesse local, é possível realizar uma série de consultas sobre a vida de uma pessoa com relação à Receita: seus débitos fiscais, declarações enviadas, processos, parcelamentos, entre outros.Além dessas opções, também é possível recuperar o número do recibo das declarações do Imposto de Renda transmitidas pelo contribuinte. O acesso no Portal e-CAC pode ser feito utilizando um certificado digital de sua titularidade. Assim, basta entrar na página com suas credenciais e selecionar esta opção.

2. Como recuperar o recibo IRPF no computador?

Uma das formas mais simples de recuperar o recibo de transmissão da sua declaração é por meio do PC utilizado para transmiti-la. Quando o arquivo produzido pelo programa que gera a declaração é salvo no disco rígido do seu computador, basta abri-lo e solicitar a impressão.
Para fazer isso, abra o programa da Receita usado para envio da declaração e selecione o menu superior “Declaração” em seguida, “Imprimir” e, depois, “Recibo”.
Abrirá uma página com todos os recibos de declarações transmitidas. Assim, basta selecionar aquele do seu interesse e fazer o download.Entretanto, para que isso funcione de forma correta, é preciso que a declaração anterior esteja devidamente salva em uma pasta específica dentro do seu computador.O programa fará a localização desse documento, caso ele não encontre, não será possível restaurar o recibo dessa forma.

3. Como recuperar recibo IRPF no celular?

Desde o ano de 2013, é possível preencher e transmitir a sua declaração do Imposto de Renda por meio de um dispositivo móvel, ou seja, tablets e celulares. Assim, nesses casos, também é possível recuperar o recibo de transmissão.

Celulares Android

No caso de smartphones equipados com sistema operacional Android, basta acessar a pasta de downloads do seu aparelho e clicar sobre o arquivo do recibo que ficou salvo neste diretório.

Celulares iOS

Para os aparelhos que contam com o sistema iOS, os arquivos poderão ser encontrados dentro da pasta em que o programa está instalado.Sendo assim, para localizar o recibo é necessário utilizar o iTunes, programa que explora os dados instalados nos aparelhos com esse sistema operacional.Independentemente do aparelho, é necessário que você tenha instalado em seu celular o app IRPF e tenha a cópia da declaração enviada e o recibo baixados em seu smartphone.

4. Como recuperar recibo IRPF em uma unidade da Receita Federal?

Por fim, se nenhuma das opções que mencionamos funcionar, o que é improvável, você ainda tem uma última oportunidade de recuperar o recibo da sua declaração do Imposto de Renda. Basta dirigir-se a uma unidade da Receita Federal do Brasil espalhadas pelos quatro cantos do país.Sendo assim, você precisará agendar um horário por meio do portal e-CAC e dirigir-se à agência no dia e hora marcados para receber o atendimento de um especialista.
Também é importante levar os seus documentos pessoais para comprovar a sua titularidade.
Como a declaração do IR é um documento sigiloso e carrega alguns dados muito sensíveis do contribuinte, somente ele ou alguém com uma procuração pode dirigir-se à Receita para emitir uma 2ª via do recibo da declaração.

Como pagar até 12% menos Imposto de Renda?

Você sabia que pode deduzir até 12% da sua renda tributável do ano anterior? Essa é uma das principais vantagens do investimento em Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), uma modalidade de previdência privada.
Você pode diminuir a base de cálculo que será apurado o IR a ser pago, fazendo com que o total do tributo também seja reduzido.
Fazendo a declaração completa PGBL ao invés de optar pela declaração simplificada, você pode desbloquear mais de R$2.500 da sua restituição do IR.Inclusive, você pode utilizar nossa calculadora e descobrir quanto você está deixando de ganhar anualmente com a sua restituição do Imposto de Renda.

Quais são os documentos necessários para o Imposto de Renda?

A declaração do Imposto de Renda é um documento que precisa ser armazenado por, no mínimo, 5 anos após a sua transmissão. Sendo assim, além do recibo que comprova o envio do documento, é necessário que você armazene os documentos que comprovam os dados que constam em sua declaração.
O Informe de Rendimentos é o principal deles.
Com ele, é possível comprovar que as receitas informadas, bem como os descontos para contribuição do INSS e para o próprio Imposto de Renda, estão corretos e conferem com o documento oficial.Além disso, é importante armazenar uma cópia de segurança, gerada no próprio programa da declaração, e salvar em, no mínimo, dois dispositivos. Pode ser no seu computador e em um HD externo, por exemplo.Dessa forma, caso você precise recuperar o recibo de transmissão, pode seguir as dicas que mencionamos nos tópicos anteriores deste artigo. Por fim, é necessário guardar todos os documentos que comprovam as despesas informadas, tais como: gastos com saúde e educação.
Esses documentos poderão servir para comprovar a veracidade dos dados informados na sua declaração do IR, caso você venha a cair na malha fina.
Por exemplo, caso você tenha passado por um procedimento cirúrgico em hospital particular, deve guardar todas as notas fiscais e laudos. Isso porque um fiscal da Receita pode achar estranho aquela grande movimentação de despesas médicas e solicitar os documentos que comprovem que você, efetivamente, passou pelo tratamento.Por isso, é muito importante checar se todas as informações foram inseridas da forma correta e guardar os comprovantes. Caso contrário, você poderá receber um convite para prestar esclarecimentos, e isso pode atrasar o pagamento da sua restituição de IR e também seus planos para o futuro.

Como evitar cair na malha fina do Imposto de Renda?

A malha fina é um problema que afeta muitas pessoas e, acredite, a grande maioria dos casos é devido a questões simples que poderiam ter sido facilmente evitadas, caso o contribuinte tomasse cuidado com alguns pontos.O que mais gera incidência desse problema está ligado aos rendimentos. Muitas pessoas acabam omitindo, mesmo que inconscientemente, algumas das suas fontes de renda.Como a Receita Federal tem acesso a outras informações de suas fontes pagadoras, ela consegue identificar automaticamente que foram omitidos valores da sua declaração.
É importante ter cuidado também com os rendimentos das pessoas que você adiciona como dependentes.
Em alguns casos, quando essas pessoas trabalham com carteira assinada, a Receita Federal tem acesso aos dados dos salários recebidos ao longo do ano.Sendo assim, o fisco pode solicitar que você informe os rendimentos corretamente ou até mesmo concluir que determinada pessoa não poderia ter sido incluída em sua declaração como dependente.Com isso, pode te obrigar a retificar a declaração, excluir o dependente e pagar a diferença de imposto. O mesmo ocorre com pessoas que colocam aposentados e pensionistas como dependentes.
Além disso, é preciso ter atenção aos valores retidos para Imposto de Renda durante todo o ano.
Esse montante precisa ser devidamente informado na sua declaração. Um simples erro de digitação pode fazer com que você caia na malha fina.Também é importante verificar as despesas com saúde. Nesse caso, tenha cuidado para não inserir um valor acima do que realmente gastou.A Receita Federal tem mecanismos extremamente avançados para encontrar diferenças entre o que você declarou e os planos de saúde ou médicos que você consultou declararam.Os aluguéis pagos e, principalmente, os recebidos, precisam ser registrados em sua declaração do Imposto de Renda. Principalmente, se você é o locador de imóveis. Isso porque, esse valor compõe os seus rendimentos no cálculo do Imposto de Renda e, mesmo que não ultrapassem o limite para gerar o imposto devido, devem ser registradas.
As despesas com o cartão de crédito e movimentação bancária também precisam ser avaliadas com muito cuidado.
Existem pessoas que emprestam suas contas e cartão de crédito para terceiros utilizar. Do ponto de vista da pessoa, talvez não haja problema algum. Entretanto, a Receita Federal pode avaliar essa movimentação como incomum e notificar você para prestar esclarecimentos sobre os valores. Em muitos casos, o contribuinte vai direto para a malha fina.Além desses pontos, é necessário avaliar outros detalhes que podem causar dor de cabeça se não forem feitos da forma correta:
Agora que você já sabe como recuperar recibo IRPF, é só escolher uma alternativa que mostramos aqui e retirar o seu o quanto antes. Afinal, ele também é utilizado na declaração deste ano e você não pode perder o prazo de envio.Se tiver alguma dúvida sobre o IR, vale pedir ajuda a um profissional de contabilidade da sua confiança. Assim, você pode declarar tudo certinho e ainda foge da malha fina.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!