Cadastre-se grátis

MACD: o que é e como interpretar esse indicador?

MACD é um indicador de Análise Técnica que mostra a relação entre duas médias móveis do preço de um ativo. É composto por uma linha MACD, que é a diferença entre uma média móvel exponencial de curto prazo e uma média móvel exponencial de longo prazo, e uma linha de sinal, uma média móvel exponencial de curto prazo da linha MACD. Traders usam esse indicador para identificar possíveis pontos de reversão de tendência, bem como para confirmar uma tendência existente.

No mercado financeiro, existem inúmeros termos utilizados por traders que parecem complicados, mas que são simples e podem ajudar bastante na análise gráfica. O indicador MACD é um deles.

Ferramenta comum na Análise Técnica, a MACD é fundamental para detectar, rapidamente, fortes tendências de curto prazo. Sua função principal é monitorar tendências e indicar possíveis sinais de mudança, confirmação ou reversão.

Então, se você quer saber como tirar o melhor proveito do indicador MACD nas suas análises de mercado, continue a leitura!

O que é a MACD?

MACD (Moving Average Convergence Divergence) é a sigla para Média Móvel Convergente e Divergente, um dos indicadores mais utilizados por traders.

Criada em 1960 por Gerald Appel, a principal finalidade é monitorar a aceleração ou a desaceleração das tendências de preços das ações.

A MACD, inclusive, também é utilizada em conjunto com outros indicadores de Análise Técnica, como:

A seguir, veja como ela funciona e quais são as vantagens e desvantagens desse indicador.

Como a MACD funciona?

A MACD é calculada por meio da diferença entre a média móvel curta e a média móvel longa. Veja um exemplo no gráfico a seguir:

gráfico indicador MACD

Repare que a linha da MACD fica positiva quando a média móvel curta cruza a média móvel longa de baixo para cima. Da mesma forma, o indicador fica negativo quando a média móvel curta cruza a média móvel longa de cima para baixo.

Sobre a MACD, é calculada uma média móvel, conhecida como linha de sinal. Alguns traders usam o cruzamento da MACD com a linha de sinal, de baixo para cima, como um sinal de compra (semelhante a um cruzamento de média), buscando antecipar o cruzamento da média móvel curta e da média móvel longa. De forma semelhante, um sinal de venda pode ser dado quando o indicador cruza a linha de sinal de cima para baixo.

Por sua vez, o histograma é calculado através da diferença entre a MACD e a linha de sinal. Sua construção é semelhante ao cálculo do próprio indicador de Média Móvel Convergente e Divergente.

Então, repare que o histograma fica positivo quando a MACD cruza a linha de sinal de baixo para cima. Da mesma forma, o histograma fica negativo quando ela cruza a linha de sinal de cima para baixo.

Alguns traders utilizam esse histograma para detectar oportunidades de entrada. Por isso:

Quando o histograma está negativo e começa a subir, pode ser um sinal de compra.

Quando o histograma está positivo e começa a cair, pode ser um sinal de venda.

Vale esclarecer que os períodos utilizados para calcular a MACD podem ser facilmente personalizados para cada estratégia. Entretanto, investidores geralmente usam:

  • 12 dias para médias exponenciais rápidas.
  • 26 dias para médias exponenciais lentas.

Confira no gráfico abaixo:

gráfico MACD

Você pode observar que estamos falando de médias exponenciais, certo? E as médias aritméticas, por que não podem ser utilizadas nesse caso?

A resposta é simples: elas podem ser utilizadas, mas é preferível optar pela exponencial para dar um peso maior aos valores mais recentes. Assim, fica mais fácil identificar alterações nas tendências de preços.

Quais são as vantagens e desvantagens do indicador MACD?

Qualquer análise apresenta benefícios ou desvantagens, e com o indicador MACD não é diferente. Veja quais são elas a seguir:

Vantagens

Os vários sinais gerados por esse indicador são facilmente interpretados e podem ser incorporados a qualquer estratégia de trade de curto prazo. Essa grande vantagem o torna muito popular entre traders.

O timing é essencial no Day Trade. Quanto mais rápido você conseguir identificar o impulso do preço, maior será o seu potencial de lucro. 

Outra vantagem que vale destacar é a possibilidade de personalizar as linhas do tempo com o indicador MACD. Mesmo que o padrão utilizado seja de 12 e 26 dias, é possível alterar esses períodos para atender às suas necessidades.

Desvantagens

A maior desvantagem da utilização deste indicador é fazer traders ficarem comprando e vendendo diversas vezes antes de identificar uma forte mudança na tendência.

Afinal, o atraso deste indicador pode gerar vários sinais para realizar uma transação durante um movimento prolongado. Isso pode fazer com que o investidor realize diversos ganhos inexpressivos ou até mesmo pequenas perdas no mercado.

É importante estar ciente que os movimentos de sobe e desce dos preços podem ser críticos para determinar uma tendência de mercado, porque mesmo pequenas mudanças podem causar uma rápida alteração de direção do indicador.

O grande número de falsos sinais pode causar perdas para um trader quando as comissões são contabilizadas, e essa estratégia poderá ser muito cara.

Outra fraqueza da MACD é a sua incapacidade de efetuar comparações entre diferentes ativos. Como a MACD é o valor em dólar entre duas médias móveis, a leitura para diferentes preços de ações fornece pouca informação quando se compara um número de ativos com outro.

Na tentativa de corrigir esse problema, muitos analistas técnicos utilizaram o oscilador porcentagem/preço, calculado de modo semelhante ao indicador MACD, mas analisando a diferença percentual entre as médias móveis ao invés do valor em dólar.

Como vimos, o indicador MACD é a ferramenta mais popular da Análise Técnica, visto que fornece aos traders a capacidade de identificar, rápida e facilmente, a direção da tendência de curto prazo.

Poucos indicadores provaram ser mais confiáveis do que a MACD. Ela é relativamente simples e pode ser incorporada facilmente a qualquer estratégia de trade de curto prazo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Média Móvel Convergente e Divergente, que tal conhecer a melhor plataforma para Day Trade? Clique no link abaixo para saber mais:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!