Cadastre-se grátis

Simulador de LCI e LCA grátis da Toro

Calculadora gratuita de investimentos

⚠️ Importante: Os simuladores de LCI e LCA estimam os resultados com base nas projeções de mercado e nos retornos aproximados e, por isso, podem não retratar inteiramente a realidade, uma vez que os investimentos também estão sujeitos às variações tanto nas taxas de juros da economia e nos custos administrativos da aplicação. Portanto, a simulação não se trata de uma garantia absoluta de resultados futuros, mas sim de uma estimativa conforme o cenário hoje.

O que são LCI e LCA e como elas funcionam?

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por instituições financeiras, como bancos, com um propósito específico: financiar projetos no setor imobiliário (no caso da LCI) ou no agronegócio (no caso da LCA).

Funciona da seguinte forma: quando você adquire um desses títulos, está, na verdade, emprestando dinheiro para a instituição financeira.

Essa instituição, por sua vez, utiliza esses recursos para apoiar o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou atividades agrícolas, como construção de imóveis, produção de alimentos ou investimentos em infraestrutura.

Em troca desse empréstimo, a instituição financeira compromete-se a pagar juros ao investidor. Esses juros são geralmente mais atrativos do que os oferecidos por contas de Poupança tradicionais.

Além disso, a grande vantagem é que esses investimentos são considerados de baixo risco, uma vez que contam com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

No prazo determinado no momento da aplicação, a instituição financeira recompra o título, e você recebe de volta o valor inicial investido acrescido dos juros gerados pelo período de investimento.

Essa é uma maneira segura de investir seu dinheiro enquanto contribui para o crescimento de áreas essenciais para a economia do país, como o mercado imobiliário e o agronegócio.

Como funciona o tesouro direto

Diferenciando cada uma delas, seu funcionamento ocorre da seguinte forma:

  • Letra de Crédito Imobiliário(LCI): essas letras são elaboradas por bancos ou outras instituições financeiras como forma de oferecer empréstimos ao setor imobiliário. Diferente dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), as LCIs só são emitidas por instituições do setor financeiro.
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): é um título de Renda Fixa emitido com o intuito de arrecadar capital para ser utilizado no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Isso quer dizer que você “empresta” dinheiro para uma instituição e, no prazo determinado, ela devolve acrescido o rendimento combinado.

Quais são as vantagens da LCIs e LCAs?

Entre as principais vantagens das LCIs e LCAs, destacam-se:

  • São investimentos isentos de Imposto de Renda.
  • Não há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
  • Possibilidade de ganhar acima da Poupança, da inflação e das demais aplicações de Renda Fixa.
  • Investimento seguro e protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Qual é o rendimento das LCIs e LCAs?

Similar às outras aplicações da Renda Fixa, as Letras de Crédito têm sua rentabilidade atrelada a um indexador que, geralmente, é a taxa DI, também conhecida como “taxa do CDI”. Mais comumente, o CDI é usado como referência, mas outros indexadores podem servir como base do cálculo de rentabilidade.

Então, na maioria das vezes, você vai se deparar com títulos que pagam 90% do CDI, 100% do CDI, 112% do CDI ou outras porcentagens.

Lembrando que o valor do CDI acompanha de perto a taxa Selic do momento. Então, quanto maior a Selic, maior será a rentabilidade das LCIs e LCAs.

Essas LCIs podem ser pré ou pós-fixadas. Resumindo, os títulos prefixados são aqueles em que a taxa de rentabilidade final é determinada no momento da aplicação (por exemplo, 10% sobre o capital investido).

Já os investimentos pós-fixados dividem a rentabilidade em duas partes: uma taxa prefixada mais uma taxa pós-fixada, isto é, atrelada a um indexador, tais como a Selic, o CDI ou o IPCA. Por exemplo: 3% + a variação do CDI durante o período do investimento.

Por fim, é preciso estar atento ao nível de risco, pois os títulos mais seguros tendem a pagar menos. Já aqueles com nível de risco de crédito elevado, isto é, com mais chance de inadimplência, oferecem taxas de retorno maiores.

Qual é o prazo de aplicação das LCIs e LCAs?

Os prazos de aplicação das LCIs e LCAs vão variar de acordo com o emissor. É preciso pesquisar para encontrar o título que condiz com seus objetivos e nível de risco. Para isso, use o nosso simulador gratuito no topo da página.

No mercado financeiro, existem títulos com prazos variados, ou seja, de meses até vários anos. Lembrando ainda que o prazo também é um fator que influencia diretamente o cálculo da rentabilidade.

As regras de prazo obedecem à máxima de investimentos de Renda Fixa: quanto mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, melhores serão as taxas oferecidas.

LCIs e LCAs têm cobertura do FGC?

Outra boa notícia é que tanto as LCIs quanto as LCAs são cobertas pelo Fundo Garantidor de Créditos. O FGC garante ao investidor, em caso de falência do emissor do título, até 250 mil reais por CPF e por instituição, limitado a R$ 1 milhão.

Mesmo com essa garantia, é fundamental que você conheça o emissor de seus títulos e sua classificação de risco de crédito. Uma pesquisa rápida vai ajudar você a investir com mais tranquilidade.

Além disso, conte sempre com os Assessores de Investimentos da Toro para lhe ajudar entender e diversificar a sua carteira com as melhores aplicações.

O que é um simulador de LCI e LCA?

Um simulador de LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é uma ferramenta online que permite aos investidores calcular o potencial de retorno financeiro desses investimentos antes mesmo de aplicar seu dinheiro.

Essas ferramentas são úteis para estimar os ganhos e comparar diferentes alternativas de LCI e LCA disponíveis no mercado.

Esses simuladores são ferramentas valiosas para ajudar os investidores a tomarem decisões informadas, pois permitem calcular projeções realistas de ganhos com base nas condições atuais do mercado e nas taxas disponíveis para esses investimentos.

Como usar o simulador de LCI e LCA da Toro?

Para descobrir qual é a LCI ou LCA mais adequada para seu perfil e objetivos, você pode usar o simulador gratuito da Toro para descobrir quais são os títulos mais rentáveis.

O simulador funciona de modo bastante simples: basta informar o valor que será investido e o prazo em que os recursos ficarão aplicados

Então, a ferramenta vai selecionar as melhores opções de investimento com esses parâmetros e calcular qual será o saldo e o retorno percentual projetado após o prazo escolhido. 

Para escolher qual é o mais adequado, o investidor deve considerar os seguintes fatores:

  • Objetivos: determinar qual é o objetivo do investimento de acordo com o prazo, ou seja, comprar um carro, reformar a casa, construir uma reserva de emergência etc.
  • Prazo de resgate: estudar qual é o prazo estipulado para o resgate do investimento e se há a possibilidade de resgatar antes, caso você precise.
  • Liquidez: caso precise retirar o investimento, avaliar quais são as condições de liquidez, isto é, em quanto tempo o dinheiro retorna para você e quais são os impactos financeiros disso.
  • Rentabilidade: fazer uma simulação de rentabilidade considerando que os investimentos de Renda Fixa são de baixo risco e, por isso, tendem a render menos que na Bolsa de Valores.
  • Impostos e taxas: avaliar quais são as isenções, impostos, taxas e custos administrativos que o investimento está sujeito, sobretudo em relação ao prazo.

Se tiver alguma dúvida de como investir em LCIs, LCAs ou qualquer outro ativo de Renda Fixa pela Toro, confira o tutorial em vídeo que preparamos para você:

Como investir em LCI e LCA?

Após terminar a simulação, o processo para aplicar também não apresenta dificuldades: