Os primeiros meses do ano, geralmente, são marcados por planejamentos e desejos de lidar melhor com as finanças. Entre esses planos, realizar investimentos costuma ser o principal objetivo de quem deseja ter uma boa saúde financeira e obter rendimentos a partir do seu dinheiro.

Porém, sabemos que o primeiro passo para alcançar bons resultados é escolher bem o destino desse dinheiro. Dessa forma, é preciso destacar que, para saber onde investir em 2020, é necessário um processo que passa pelo conhecimento sobre o mercado, identificação do perfil de investidor e definição dos objetivos. 

Como aqui no blog da Toro nós já falamos sobre a importância de definir seu perfil de investidor e seus objetivos, chegou a hora de falarmos sobre o mercado. Por isso, ao longo deste texto você vai entender melhor a visão dos nossos experts sobre o cenário de cada tipo de investimento para que possa saber onde investir em 2020. 

É sempre bom lembrar que para encontrar os melhores investimentos de 2020 é importante analisar profundamente todas as variáveis do mercado. O que vamos apresentar aqui é apenas um direcionamento para essa análise, a partir de estimativas, portanto não é garantia de que todas as expectativas vão de fato ocorrer.

Descubra as ações que podem crescer e surpreender
Faça parte do Clube de Pioneiros da Bolsa

Expectativa para 2020

O ano de 2020 começa cercado de boas expectativas por parte do mercado. Especialistas financeiros esperam que as reformas propostas pelo governo possam fazer efeito na economia e gerem um crescimento considerável. 

Os principais indicadores econômicos estão sendo direcionados para favorecer esse caminho e provocar uma alavancada de consumo e renda nos brasileiros. Um dos principais responsáveis por este fato é a taxa de juros. Na última reunião do Copom de 2019, realizada na segunda semana de dezembro, foi definido que a Selic começa o ano em 4,5%. 

Além disso, há também os bons resultados do mercado de ações de 2019, exemplificados pelos recordes de pontos do Ibovespa, que tendem a se manter em 2020.  

Olhando para estes pontos, vamos às características das principais modalidades disponíveis no mercado financeiro.

Onde investir em 2020: renda fixa 

Para começar, precisamos falar sobre a renda fixa. Ainda é grande o número de pessoas que acredita que títulos como Tesouro Direto, CDB e LCs são as melhores opções para aplicar seu dinheiro. 

No entanto, o ano de 2019 trouxe algumas mudanças que alteram este cenário e dão respostas diferentes para quem procura onde investir em 2020. O ano começa com a Selic em 4,5%, menor patamar da taxa de juros desde 1999. Como esta é a taxa que baseia muitos títulos de renda fixa, consequentemente, os rendimentos também serão baixos. 

No entanto, a renda fixa ainda é uma alternativa interessante para composição de carteira e mesmo para o pontapé inicial em investimentos. O desafio agora é encontrar títulos com bons rendimentos. 

Assim, se você deseja investir em renda fixa em 2020, olhar para títulos pós-fixados pode ser uma saída interessante. Na Toro Investimentos, por exemplo, você encontra CDBs, LCs, LCIs e LCAs nessas condições, com boa rentabilidade, principalmente, para o longo prazo. 

Além disso, os títulos públicos (Tesouro Direto) continuam no radar para quem deseja investir na renda fixa. O Tesouro Selic 2025, também conhecido como LFT, merece um certo destaque. Mesmo com o vencimento em 2025, pode ser resgatado a qualquer momento e possui rentabilidade bem próxima à taxa Selic. 

Portanto, com o cenário da Selic em baixa, a Bolsa de Valores se transforma em um caminho melhor para quem deseja obter rendimentos com seu capital. Por isso, vamos passar por algumas opções para você saber onde investir em 2020 em renda variável, mesmo que seja para completar seu investimento em renda fixa.

Saia na frente e invista nas ações mais promissoras do momento
Conheça o Clube de Pioneiros da Bolsa

Onde Investir em 2020: Fundos Imobiliários 

Com a queda da Taxa de Juros para 4,5% ao ano, os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) passam a ser ótimas opções para quem procura onde investir em 2020.

Os Fundos de Investimento Imobiliário são alternativas para quem procura, inclusive, investimentos com preços mais acessíveis. Mesmo se tratando de uma renda variável, é possível utilizar estratégias para aplicar de forma segura, sobretudo, em fundos com boas perspectivas.. 

Portanto, os FIIs oferecem possibilidade de rendimento maior que investimentos tradicionais como a Poupança e até mesmo outros títulos de renda fixa, como CDBs e LCs.

Alguns dos melhores Fundos Imobiliários para ficar no radar em 2020 são:

  • BCFF11
  • GGRC11
  • JSRE11

Quer ter uma carteira com os melhores Fundos Imobiliários?
Conheça o Clube de Proprietários do Futuro

Onde investir em 2020: renda variável

O cenário da renda variável pode ser considerado um dos mais positivos dos últimos tempos. O ano de 2019 pode ser visto como um período de muitas oportunidades para quem decidiu investir em ações na Bolsa de Valores e soube lidar estrategicamente com a volatilidade do mercado.

Tivemos exemplos de algumas ações que performaram de maneira surpreendente e levaram seus acionistas a ótimos resultados. Para ilustrar o bom momento da renda variável, podemos olhar para o Ibovespa. 

O Ibov é o principal indicador do mercado de ações no país. Por meio desse índice, é possível acompanhar o desempenho da B3 e das principais empresas listadas na Bolsa. Ao longo de 2019, o Ibovespa bateu seguidos recordes e alcançou um patamar histórico:112.199 pontos na quinta-feira 12 de dezembro de 2019. 

Portanto, se você está querendo saber onde investir em 2020, olhar para a renda variável é, sem dúvidas, a melhor opção para obter bons rendimentos. Um bom motivo para este fato é a queda da taxa de juros, a Selic, para 4,5%, impactando negativamente o rendimento de alguns dos principais investimentos de renda fixa. 

Assim, a renda variável passa ser a melhor alternativa para rendimentos de curto e também de longo prazo. Vale lembrar que com uma carteira diversificada e auxílio de profissionais é possível aplicar seu dinheiro em ações equilibrando os riscos e com maior segurança.

Por fim, para fecharmos este tópico sobre a renda variável, vamos listar alguns setores que possuem empresas com maior probabilidade de valorização. Para saber mais detalhes desses ativos, veja o conteúdo sobre as melhores ações para 2020

  • Infraestrutura: empresas de energia elétrica e transportes. 
  • Siderurgia: empresas relacionadas à produção de aço e ferro.
  • Varejo: empresas que se beneficiam com o aumento do consumo.

Descubra as ações que podem crescer e surpreender
Faça parte do Clube de Pioneiros da Bolsa

Onde investir em 2020: Small Caps

As Small Caps são representadas pelas ações de empresas consideradas de baixo valor de capitalização. As organizações que possuem valor de mercado entre US$300 milhões e US$2 bilhões entram nessa categoria na Bolsa de Valores. 

Porém, diferentemente do que muita gente pensa, as Small Caps são ativos extremamente atraentes para investidores, sobretudo para aqueles que querem apostar em empresas que podem crescer e conquistar um grande potencial no mercado. 

Para se ter uma ideia, as ações Magazine Luiza já foram consideradas Small Caps em um passado recente e atualmente fazem parte do grupo de papéis mais comercializados na Bolsa.

Além do exemplo do Magazine Luiza, podemos acompanhar o bom desempenho das Small Caps pelo indicador responsável por medir a performance dessas ações. O Índice Small Cap (SMLL) alcançou números impressionantes ao longo de 2019, só em novembro, o índice obteve valorização de 5,14%, só perdendo para o dólar que valorizou 5,73%, 

A busca pelas melhores Small Caps de 2020 é igual ao processo para identificar qualquer bom investimento. É necessário analisar o histórico da empresa, o mercado em que ela está inserida e ainda conhecer a projeção de especialistas que acompanham o ativo. 

Algumas Small Caps que podem ser boas possibilidades de investimentos em 2020:

  • Banco Inter (BIDI11): a valorização do ativo em pouco tempo de Bolsa foi significante. Assim, comprar ações do banco Inter passa a ser uma alternativa para quem deseja aplicar em uma empresa bem situada no mercado e com grandes chances de crescimento.
  • TOTVS (TOTS3): a empresa se transformou em referência na América Latina em tecnologia e, com isso, suas ações valorizaram mais de 200% entre o final de 2016 até novembro de 2019. Dessa forma, a expectativa é que os ativos TOTS3 tenham um cenário promissor em 2020. 
  • Movida (MOVI3): a empresa se destaca no setor de locação de automóveis por ter uma pegada mais tecnológica e ser focada em experiência do cliente. Esses fatos fazem com que as ações MOVI3 sejam ótimas oportunidades para quem deseja investir em Small Caps.

Em todos os casos, para saber onde investir em 2020 é fundamental acompanhar o mercado e saber o que os especialistas estão falando. Assim, é possível aproveitar oportunidades e aplicar em títulos, ações e fundos promissores.

Agora que apresentamos algumas alternativas para você saber onde investir em 2020, é comum que muitas pessoas ainda não sintam segurança para realizar o processo sem alguém para ajudá-las. Sabemos que os investimentos são importantes e merecem atenção especial, por isso, é necessário cuidado para fazer escolhas certas. 

Pensando em tornar este processo mais seguro e confortável, criamos o Clube de Pioneiros da Bolsa. Este espaço é destinado para quem deseja investir nas ações mais promissoras da Bolsa, contando com análises, relatórios e ajuda de especialistas nessas ações.

Invista em Small Caps com a ajuda de experts
Seja um Pioneiro da Bolsa