O Morning Call da Toro Investimentos traz para você, logo no começo do dia, as principais notícias que vão mexer com os mercados e que serão úteis para investidores e traders. Veja como foi o dia anterior na Bolsa de Valores, a agenda econômica do dia, o que foi destaque nas últimas 24 horas e o que está na pauta nas cenas política, financeira, corporativa e internacional.

Como foi o último pregão?

Na última sexta-feira (4), o Ibovespa encerrou o pregão aos 130.125 pontos, alta de 0,40%. A subida renovou a máxima histórica  e confirmou a tendência de alta com a 7ª consecutiva. O fechamento de sexta foi 3,64% superior início da semana. Entre os destaques da semana, estiveram, entre as altas: VVAR3 (+14,39%), BRKM5 (+13,86%) e CSAN3 (12,23%). Já entre as baixas: LWSA3 (−7,22%), SUZB3 (4,78%) e KLBN11 (−3,09%).

Na sexta, os destaques do pregão foram:

🔼 Maiores altas do Ibovespa: CVCB3 (+7,41%), IGTA3 (+5,02%), BRKM5 (+5,35%), MULT3 (+4,80%) e BRML3 (+4,35%).

🔽 Maiores baixas do Ibovespa: GOAU4 (−3,20%), USIM5 (−2,76%), EMBR3 (−3,14%), GGBR4 (−2,79%) e BRAP4 (−2,41%).

O dólar comercial, ao cair 0,95% na sexta-feira, fechou no menor patamar em mais de um ano, aos R$ 5,036. Na semana, a queda é de 3,39%. Pesa no noticiário sobre a moeda o apetite global por risco e indicadores divulgados na semana passada nos EUA.

Quais são as melhores ações para investir hoje? Acesse grátis e descubra

Calendário econômico - agenda do dia

  • Na China, saem dados de importações e exportações do mês de maio, bem como os dados da balança comercial e reservas cambiais do país.
  • Ainda na Ásia, hoje saem dados importantes sobre a economia do Japão, tais como: PIB do primeiro trimestre, rendimento médio do trabalhador, empréstimos bancários e transações correntes. 
  • Na Europa, estão marcadas as divulgações dos indicadores de Encomendas à Indústria na Alemanha e da Produção Industrial na Espanha.
  • No Brasil, é dia da divulgação de mais uma edição do Boletim Focus com as perspectivas do mercado.
  • Nos EUA, saem números sobre o crédito ao consumidor. 

No que você precisa ficar de olho hoje?

Veja abaixo o que aconteceu nas últimas 24 horas e quais assuntos estarão entre os mais comentados de hoje:

Cena política e local

  • Valor Econômico reporta que Estados e capitais lançam "Refis" para aumentar a receita.
  • A Anvisa aprovou a importação e distribuição da vacina russa Sputnik V. Inicialmente, o imunizante será usado em apenas seis estados do Norte e Nordeste, informa a CNN Brasil.
  • No Valor Econômico, há a notícia de que uma nova regra do BC pretende destravar o crédito com garantias em recebíveis para que lojistas tenham mais flexibilidade.

Cena econômica

Cena corporativa

  • A Dotz (DOTZ3), empresa que acabou de realizar o IPO, se prepara para adquirir startups, informa o Valor Econômico
  • A funcionalidade YouTube Shorts, vista como potencial rival do TikTok, estreia nesta segunda-feira.
  • A Multiplan (MULT3) confirmou, em Fato Relevante, o retorno às atividades com horário reduzido dos seus shoppings em Ribeirão Preto.
  • A CSN (CSNA3) comunica ao mercado que sua controlada Minérios Nacional recebeu mandado de intimação que ajuizou uma ação que alega suposta instabilidade e risco de rompimento na estrutura de uma barragem na mina de Fernandinho.
  • O RI da Gol (GOLL4) divulgou o resultado do processo de seleção da relação de troca das ações ordinárias da Smiles. Acionistas da Smiles receberão uma posição em caixa e ações preferenciais da Gol. 
  • A Gol também divulgou os resultados prévios de tráfego em maio. No mercado doméstico, a demanda por voos da companhia aumento 519% e a oferta aumentou 425%. A taxa de ocupação doméstica foi 88,0%, um aumento de 13,3 p.p em relação a maio de 2020. A Gol transportou 1,1 milhão passageiros no mês, um aumento de 547% sobre maio de 2020.
  • O Banco do Brasil (BBAS3) informa por comunicado ao mercado que a incorporação da Bescval (Besc Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários SA) foi aprovada e homologada pelo BACEN.
  • A Petrobras (PETR4) comunica ao mercado que, em 15 de agosto, iniciará a parada programada de 30 dias para manutenção da plataforma de Mexilhão e do gasoduto Rota 1, que escoa o gás natural produzido em Mexilhão e em outras plataformas do pré-sal e pós-sal da Bacia de Santos.
  • A Guararapes (GUAR3) destaca a inauguração de mais uma loja da Riachuelo em shopping de Umuarama, no Paraná. Agora, a companhia totaliza 338 lojas.
  • A NotreDrame Intermédica (GNDI) soltou um Fato Relevante para informar ao mercado a aquisição da CCG Participações SA (Centro Clínico Gaúcho). 

Cena internacional

  • A Reuters noticia que as importações na China chegaram ao nível mais alto em 10 anos, impulsionadas pela demanda por matérias-primas. As exportações, por sua vez, perderam força além do esperado pelo mercado.
  • A China chegou, pela primeira vez, à marca das 20 milhões de pessoas vacinadas por dia contra a Covid-19. 
  • O G1 e a BBC destacam que El Salvador se tornar o primeiro país do mundo a aceitar legalmente o uso Bitcoin para transações. 
  • A CNN Brasil reportou no, no final de semana, que os preços dos alimentos no mundo bateram no níbel mais alto em uma década, segundo o Índice da ONU. 
  • Também na Reuters há o destaque de que EUA, Reino Unido e outros países realizaram um acordo histórico para taxar empresas multinacionais da tecnologia como Amazon e Google, além de reduzir o incentivo na transferência dos lucros para paraísos fiscais.
  • A revista The Economist foca em reportar como as empresas americanas estão lidando com a subida da inflação, um problema que há muito tempo não havia nos EUA. 

Como acompanhar o mercado ao vivo hoje?

Para acompanhar o andamento do dia e toda a movimentação do mercado financeiro, a dica é acompanhar nossa sala de Day Trade ao vivo. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nossos Analistas acompanham o mercado, comentam sobre as principais mudanças nesse cenário e ainda tiram suas dúvidas. 

Para quem opera Day Trade, é a oportunidade de participar de uma sala com outros traders, fazer networking e não perder os principais tradings do dia. Por outro lado, para quem deseja ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos investimentos, é a chance de ter uma fonte confiável de informações. 

Clique no link abaixo e participe grátis da nossa sala de mercado ao vivo:

Descubra os 3 pilares de um trader de sucesso Aprenda grátis agora


O dinheiro em imagens

O gráfico abaixo, publicado na revista The Economist, mostra se os trabalhadores se sentem mais ou menos produtivos ao trabalhar de casa. Segundo a revista, "os funcionários dizem que trabalham de forma mais produtiva em casa, mas isso pode ser ilusório".

Fonte: The Economist

Cursos, e-books, vídeos, relatórios… tudo isso grátis para você Acesse agora

Nova call to action