O Morning Call da Toro Investimentos traz para você, logo no começo do dia, as principais notícias que vão mexer com os mercados e serão úteis para investidores e traders. Saiba como foi o dia anterior na Bolsa de Valores, a agenda econômica do dia, o que foi destaque nas últimas 24 horas e o que está na pauta nas cenas local, financeira, corporativa e internacional.

Como foi o último pregão?


Ontem (1º), o Ibovespa subiu 0,52% e fechou o pregão aos 119.396 pontos. O índice, segundo a Analista de investimentos na Toro, Paloma Brum, "foi embalado pela fala de Campos Neto (presidente do Banco Central) defendendo o Teto de Gastos e diante da redução nas quedas nos papéis do setor de mineração e siderurgia".

Ainda de acordo com a Analista, o índice brasileiro de ações chegou a ter desempenho negativo no pregão, com o mercado repercutindo a queda de 0,1% no PIB do Brasil no segundo trimestre de 2021 em relação ao primeiro trimestre do ano. "O dado abaixo do esperado (de subir 0,2%) mostra que a atividade econômica perdeu o ritmo de recuperação no País após três trimestres consecutivos de alta", afirmou.

Confira o comentário completo da Analista no Telegram da Toro Investimentos.

Por fim, no último pregão, entre as altas e baixas, os destaques foram:

🔼 Maiores altas do Ibovespa  🔽 Maiores baixas do Ibovespa
MRFG3 (+4,88%) CIEL3 (−3,14%)
AMER3 (+4,11%) PRIO3 (−2,82%)
ENEV3 (+4,02%) SULA11 (−2,66%)
CPLE6 (+3,80%) USIM5 (−2,58%)
QUAL3 (+3,56%) EMBR3 (−2,09%)

Fonte: Investing

Nova call to action

Quais são as melhores ações para investir hoje? Acesse grátis e descubra

Índice futuro: abertura de mercado

Acompanhe abaixo a movimentação do índice futuro do Ibovespa nesta abertura de mercado:


Índices internacionais

No pregão anterior, os principais índices dos mercados internacionais tiveram o seguinte fechamento:

Índice Variação (%)
Flag: United States on Twitter S&P 500 +0,03%
Flag: United States on Twitter Nasdaq +0,33%
Flag: United States on Twitter Dow Jones −0,14%
Flag: Germany on Twitter Frankfurt (Dax) −0,07%
Flag: France on Twitter  Paris (CAC 40) +1,18%
Flag: United Kingdom on Twitter Londres (FTSE 100) +0,42%
Flag: European Union on Twitter Euro Stoxx 50 +0,74%
Flag: Hong Kong SAR China on Twitter Hong Kong +0,24%
Flag: China on Twitter Xangai +0,84%
Flag: Japan on Twitter Nikkei 225 +0,33%

Fonte: Trading View

Câmbio

No mercado de câmbio, acompanhe os dados do Real em relação às principais moedas do mundo:


Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

Calendário econômico


Na agenda de hoje, o mundo observa e aguarda os eventos e os indicadores abaixo:

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.

Fonte: Investing
Veja como montar uma carteira diversificada com ETFs, BDRs, FIIs  Assista aulas grátis

Cena nacional

[Agência Brasil] A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o texto-base da Reforma do Imposto de Renda. A proposta prevê a taxação inédita de lucros e dividendos.

[G1] Senado barra a 'minireforma trabalhista'
O Senado Federal rejeitou a MP que criava programas trabalhistas com regras mais flexíveis para a contratação de jovens. Senadores que votaram pela rejeição afirmaram que as iniciativas poderiam acabar por retirar direitos trabalhistas.

[Valor Econômico] 3ª dose da vacina começa em São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou a aplicação da 3ª dose da vacina em idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda-feira. A expectativa é que toda a população acima dos 60 anos termine de receber o imunizante até 10 de outubro.

Cena econômica

[Valor Investe] Matéria com o Analista-chefe da Toro, Rafael Panonko, destaca que a aversão ao risco tirou apelo da Bolsa, mas ainda há oportunidades.

  • [Investimentos e Notícias] Índice de commodities sobre 3,4% em agosto
    O Banco Central divulgou, ontem, o resultado do Índice de Commodities Brasil (IC-Br), medidor que acompanha os preços dos produtos primários. A alta de agosto contribuiu para que o acumulado em 12 meses chegasse a 40,16%.
  • [Valor Econômico Ibovespa fica na lanterna entre Bolsas emergentes, diz Valor
    O desempenho negativo de agosto em dólares foi o pior entre os seus principais pares, destaca a publicação. As principais razões para tal são as preocupações com o cenário macroeconômico e político.
  • [Correio Braziliense] Balança Comercial de agosto tem superávit
    A Balança Comercial Brasileira apresentou superávit de R$7,664 bi no mês de agosto, recorde histórico para o período, informou o Ministério da Economia. A pasta destacou que a cotação atual das commodities sustentou os resultados.

[G1] Índice FipeZap de agosto mostra que preço dos imóveis residenciais subiram em agosto (0,50%) e acumulam 5,27% em 12 meses.

  • [Valor Investe] PIB per capta só volta ao nível pré-pandemia em 2023
    Economistas da FGV ouvidos pela reportagem apontam que a queda de 0,2% no PIB per capta só deve retornar ao nível pré-pandemia em 2023. A inflação e o mercado de trabalho ainda frágil deterioram o cenário de retomada. 
Cena corporativa

[G1] Segundo a Febraban, metade dos bancos ouvidos em pesquisa apontam projeções de crescimento do PIB de 2022 com forte viés de queda. 

  • [Valor Investe] Credit Suisse aponta a siderurgia como a mais prejudicada pela crise energética
    De acordo com o Credit Suisse, as siderúrgicas são o tipo de empresa que mais tende a ser prejudicado com a crise energética causada pela escassez. As produtoras de aço, na visão do banco, estão mais expostas a um cenário de racionamento. 
  • [Valor Investe] Vibra quer 25% do market share de combustíveis até 2025
    Valor Investe destaca que a Vibra Energia, antiga BR Distribuidora, almeja chegar a 1/4 de participação de mercado no ramo de combustíveis em 4 anos. 
  • [Diário do Comércio] Petrobras vende fatia o campo de Lapa
    A estatal petrolífera brasileira concluiu a venda de fatia no campo de Lapa para a TotalEnergies por US$49,4 milhões. A ação faz parte da otimização de portfólio proposta pela Petrobras. 
  • Ambipar anuncia a aquisição da SIR Ambiente
    A Ambipar anunciou, por Fato Relevante, a aquisição de 65% da SIR Ambiente, uma empresa de soluções em gerenciamento resíduos industriais, consultoria ambiental, processos de manufatura reversa de equipamentos médico-hospitalares, eletroeletrônicos, lâmpadas, aerossol, entre outros.
Cena internacional e commodities

[CNN Brasil] Depois da Espanha, Portugal também retirou a proibição de viagens para turistas do Brasil. A quarentena não é mais necessário, mas o teste negativo sim. 

  • [G1/Valor Online] Demanda global por transporte de passageiros cai
    Dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) mostram que a demanda internacional por transporte aéreo caiu 53,1% em julho ao comparar com julho de 2019, ou seja, antes da pandemia. No Brasil, o número é 23% menor de antes da crise pandêmica. 
  • [Folha de S. Paulo] Brasil aumenta a importação de alimentos
    No vai e vém das commodities, os gastos com carne bovina aumentaram 135% em agosto e os com milho, 290%.
  • [Forbes Brasil] Maior volume de minério de ferro exportado em 11 meses
    O volume de exportação de minério de ferro em agosto cresceu 11,7% em relação a julho. As 34,84 milhões de toneladas representam o maior volume mensal desde setembro do ano passado, anunciou a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
  • [CNN USA] "Bem-vindo a setembro, historicamente o pior mês para as ações"
    Emissora americana destaca o desempenho das stocks em 'setembros' de anos anteriores. Reportagem também destaca que investidores estão observando cada palavra do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre os estímulos à economia.
Como acompanhar o mercado ao vivo hoje?


Para ficar por dentro de toda a movimentação dos índices, câmbio e ações, a dica é participar da nossa sala de
Day Trade ao vivo. Nos dias úteis, das 9h às 17h, os Analistas da Toro acompanham o mercado, comentam cenário econômico, fazem análises, destacam as possibilidades de trades e ainda tiram suas dúvidas sobre investimentos e análise técnica. 

Dê o play no vídeo abaixo e participe grátis da sala de mercado ao vivo da Toro Investimentos com outros traders e tenha uma fonte informação confiável para não perder os principais negócios do dia:

Descubra os 3 pilares de um trader de sucesso Aprenda grátis agora

Gráfico do dia - o dinheiro em imagens


O gráfico abaixo, divulgado pela Gazeta do Povo, mostra as piores cidades do mundo para dirigir e as horas perdidas no trânsito, com dados de 2018. Muito já se discute como serão as questões de mobilidade após a pandemia e com a consolidação do trabalho remoto ou regime híbrido em várias empresas.

Piores trânsitos do mundo e piores lugares do mundo para dirigir
Fonte: Gazeta do Povo

Cursos, e-books, vídeos, relatórios… tudo isso grátis para você Acesse agora

Nova call to action