O Morning Call da Toro Investimentos traz para você, logo no começo do dia, as principais notícias que vão mexer com os mercados e serão úteis para investidores e traders. Saiba como foi o dia anterior na Bolsa de Valores, a agenda econômica do dia, o que foi destaque nas últimas 24 horas e o que está na pauta nas cenas local, financeira, corporativa e internacional.

Stock Chart on LG Como foi o último pregão?


Ontem (30), o Ibovespa caiu 0,11% e fechou o pregão aos 110.979 pontos. O índice caiu 6,57% em setembro na segunda pior retração mensal desde março de 2020, início da pandemia. No ano, a queda é de 6,75%. O mês foi marcado pelas sequências das crises políticas, dificuldades fiscais, crises energéticas no Brasil e na China, além do desenrolar dos temores do mercado com a Evergrande.

As maiores baixas do mês foram: BIDI11 (−31,18%), BIDI4 (−28,56%), VIIA3 (−25,79%), AMER3 (−25,24%) e MGLU3 (−21,38%).

Já as altas de setembro: MRFG3 (+33,36%), PRIO3 (+30,52%), BEEF3 (+25,00%), JBSS3 (+18,93%) e BRFS3 (+15,67%).

Ontem, o Ibovespa, segundo o Analista de Investimentos da Toro, João Freitas, "começou o dia mais positivo com as movimentações altistas do minério de ferro que contribuíram para altas de empresas como Vale, Usiminas e Gerdau. Contudo, no decorrer do dia, alguns fatores acabaram pesando para fazer o índice fechar no negativo. No cenário interno, tivemos o risco fiscal voltando com força para o radar com a questão do auxílio emergencial e dos precatórios, mesmo após a divulgação dos bons dados de melhora do desemprego no Brasil e do PIB americano. No dólar, o BC precisou fazer uma intervenção por meio de swaps para conter a alta da moeda".

Speaker High Volume on WhatsApp Ouça o comentário de João Freitas sobre o pregão de ontem: 

Por fim, no último pregão, entre as altas e baixas, os destaques foram:

🔼 Maiores altas do Ibovespa  🔽 Maiores baixas do Ibovespa
PRIO3 (+9,50%) BIDI11 (−7,26%)
LWSA3 (+4,86%) BIDI4 (−5,83%)
GGBR4 (+3,95%) CIEL3 (−4,58%)
GOAU4 (+3,24%) CVCB3 (−3,93%)
CSNA3 (+3,05%) CASH3 (−3,84%)

Fonte: Investing

Nova call to action

Quais são as melhores ações para investir hoje? Acesse grátis e descubra

Índices internacionais

No pregão anterior, os principais índices dos mercados internacionais tiveram o seguinte fechamento:

Índice Variação (%)
Flag: United States on Twitter S&P 500 −1,19%
Flag: United States on Twitter Nasdaq −0,44%
Flag: United States on Twitter Dow Jones −1,59%
Flag: Germany on Twitter Frankfurt (Dax) −0,68%
Flag: France on Twitter  Paris (CAC 40) −0,62%
Flag: United Kingdom on Twitter Londres (FTSE 100) −0,31%
Flag: European Union on Twitter Euro Stoxx 50 −0,79%
Flag: Hong Kong SAR China on Twitter Hong Kong Feriado
Flag: China on Twitter Xangai Feriado
Flag: Japan on Twitter Nikkei 225 −2,31%

Câmbio

No mercado de câmbio, acompanhe os dados do Real em relação às principais moedas do mundo:


Investing.comTaxas de Câmbio fornecidas por Investing.com Brasil.

Sunrise Over Mountains on Apple Bom dia Toro

Confira os principais detalhes da abertura do mercado e onde ter atenção no pregão hoje. Veja tudo no nosso Bom dia Toro com Rafael Panonko, Analista-chefe da Toro Investimentos:

Quer aproveitar o melhor da Bolsa todos os dias como um profissional? Faça o treinamento completo: Trader de 0 a 100

Tear-Off Calendar on Google Calendário econômico


Na agenda de hoje, o mundo observa e aguarda os eventos e os indicadores abaixo:

Calendário Econômico fornecido por Investing.com Brasil, o portal líder financeiro.

Fonte: Investing
Veja como montar uma carteira diversificada com ETFs, BDRs, FIIs  Assista aulas grátis

Flag: Brazil on Google Cena nacional

[CNN Brasil] O Banco Central confirmou o 1º vazamento de chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Sergipe. O Banese comunicou que detectou consultas indevidas em 395 mil chaves.

  • [O Globo] Vale-gás para quem recebe o Bolsa Família
    O governo criará um vale-gás para as famílias que recebem o benefício. De acordo com a reportagem, são 14,6 milhões de beneficiários do programa. 
  • [Forbes Brasil] CMN amplia contratação de derivativos no exterior
    O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a ampliação que permite que bancos e instituições financeiras usem contratos de derivativos no exterior para outros fins que não proteção de capital. 
Heavy Dollar Sign on JoyPixels Cena econômica

[G1] Ibovespa cai 6,57% em setembro. No ano, o desempenho também é negativo: 6,75%. Esse foi o terceiro mês consecutivo de perdas para o Ibovespa, já que agosto (-2,48%) e julho (-3,94%) também fecharam no vermelho.

  • [Valor Econômico] Dólar foi a aplicação mais rentável de setembro
    Matéria destaca que moeda "virou o jogo" e manteve a característica de porto seguro quando o mercado fica turbulento. O dólar teve valorização de 5,76% no mês de setembro ante o recuo de 0,77% em agosto. 
  • [Valor Investe] No ano, inflação vence todas as classes de ativos
    De acordo com a reportagem, o acumulado da inflação do IPCA (6,84%) e IGP-M (16%) no ano vencem aplicações como o CDI (2,52%), Poupança (-4,78%), Ibovespa (-6,75%), Índice Small Caps (-5,54%), IBr-X 50 (-6,33%), IFIX (-5,38%) e outras aplicações financeiras.

[Agência Brasil] O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da FGV subiu em setembro e chegou ao maior patamar desde março de 2021 e o segundo maior nível desde 2015, desconsiderando a pandemia.

  • [IG Economia] Gás de cozinha já custa 10% do salário mínimo
    Matéria destaca que elevação do preço do gás de cozinha faz consumidores e revendedores sofrerem com o valor, que chega a custar 10% do salário mínimo. 
Office Building on Samsung Cena corporativa

[CNN Brasil] A BRF aprovou um programa de recompra de ações de até 3,69 milhões de papeis com o objetivo de gerar mais valor ao acionista.

  • [Valor Investe] As 10 ações que mais caíram em setembro
    Reportagem lista as 10 empresas com pior desempenho na Bolsa no mês passado e o ranking tem, nessa ordem: Banco Inter Unit, Banco Inter PN, Via, Americanas, Magalu, Cielo, Lojas Americanas, Dexco, CSN e Santander.
  • [Valor InvesteAs 10 ações que mais subiram em setembro
    Portal também listou as companhias que mais se valorizaram nos últimos 30 dias. São elas: Marfrig, PetroRio, Minerva, JBS, BRF, Assaí, Weg, Sabesp, Copel e Eneva.
  • [Estadão] Raia Drogasil está em todos os estados do país
    A Raia Drogasil (RADL3) inaugurou novas unidades no Norte do país e agora tem pontos de vendas em operação em todos os estados do Brasil.
  • [CNN Brasil] Energisa vai emitir debêntures
    A Energisa aprovou a emissão de debêntures simples no valor de até R$1,33 bilhão para financiamento futuro de projetos de investimento em infraestrutura de distribuição e transmissão.
Globe Showing Americas on JoyPixels Cena internacional e commodities

[CNBC] Inflação da zona do euro atinge maior nível em 13 anos (3,4% em setembro) com alta dos preços da energia. Isso vem depois que os preços ao consumidor alemão subiram 4,1% em setembro - o nível mais alto em quase 30 anos.

  • [The Wall Street JournalDemocratas atrasam votação de pacote de US$ 1 trilhão
    Os democratas da Câmara abandonaram os planos para a votação porque não conseguiram chegar a um acordo em torno de uma política social e um pacote climático separados que esperam unir as facções do partido em duelo.
Bar Chart on Google Gráfico do dia - o dinheiro em imagens


O gráfico abaixo, divulgado pelo Statista, mostra os países com o maior custo de vida, tendo como base 100 a cidade de Nova Iorque. O índice de Custo de Vida da Numbeo considera as melhores estimativas das despesas médias para uma família de 4 pessoas, que vão desde roupas, produtos e refeições fora de casa, até transporte, atividades recreativas e utilitários.

 paises-custo-de-vida

Nova call to action

Cursos, e-books, vídeos, relatórios… tudo isso grátis para você Acesse agora