O ano de 2019 chegou ao fim com resultados otimistas para investidores que aplicaram capital na Bolsa de Valores de maneira inteligente. Ao longo do ano, o Ibovespa bateu vários recordes e vários papéis alcançaram valorizações surpreendentes, gerando ótimos rendimentos para os acionistas. 

Dessa forma, a expectativa sobre o mercado financeiro no próximo ano é animadora. A busca pelas melhores ações em 2020 já começa a movimentar o mercado e a chamar atenção de quem deseja bons resultados a partir de agora.

Para falarmos um pouco mais sobre os prováveis melhores investimentos de 2020, focando nas ações, preparamos este conteúdo. Ao longo deste texto você vai saber:

  • Setores que podem obter maior valorização
  • Melhores ações de 2020 de alguns desses setores 
  • Ativos que podem se transformar em grandes oportunidades. 

Quer saber como aproveitar as melhores oportunidades da Bolsa?
Conheça o Clube de Pioneiros da Bolsa

Melhores ações para 2020 

Antes de detalharmos sobre as ações que os analistas da Toro consideram que podem ser ótimas oportunidades para 2020, é preciso considerar os fatores que servem como base para essa análise. 

Para isso, é necessário olharmos para os principais acontecimentos que sustentaram o mercado financeiro ao longo de 2019. Assim, é importante falarmos que o ano foi caracterizado por dois elementos:

  • Grandes desafios: a euforia acerca das reformas prometidas pelo governo, e a incerteza sobre a aprovação dessas reformas, geraram um ambiente desafiador para investidores e analistas que tentavam entender o mercado. 
  • Ótimos resultados: mesmo com esses desafios, algumas ações se transformaram em excelentes oportunidades para quem soube identificá-las e aproveitá-las no momento correto. 

Para 2020, é esperado que o processo de aprovação da Reforma Tributária e Administrativa ocorra de uma forma fluida. Esses processos seriam responsáveis por uma inflamação otimista no mercado e pela criação de novas oportunidades. 

Além disso, há uma expectativa de que os resultados da reforma da previdência e trabalhista possam ser sentidos pela economia em 2020, gerando aquecimento econômico e valorização de ativos.  

Com base nessa análise, separamos algumas áreas que podem ser ser valorizadas e favorecidas por esse movimento otimista da economia. Confira nos próximos capítulos.

Quer receber dicas das ações mais promissoras da Bolsa?
Faça parte do Clube de Pioneiros da Bolsa

Infraestrutura

Assim como o esperado para 2019, em 2020, a previsão é que as empresas do setor de infraestrutura obtenham crescimento e consigam valorização no mercado. 

Um dos principais motivos para colocar essas organizações nessa lista é a eminente dificuldade do governo de lidar com as contas públicas. A principal solução para este problema está justamente na atração de investimentos privados para financiar obras, infraestrutura e o crescimento do país. 

Rodovias, ferrovias, portos e aeroportos são fontes que necessitam de atenção e aportes. Assim, concessões, obras e editais podem ser frequentes, valorizando as empresas que atuam nesse mercado. 

Desse modo, as possíveis melhores ações para 2020 no setor de infraestrutura são:

Empresas de energia elétrica:

  • Taesa - TAEE11
  • Equatorial Energia - EQTL3
  • Transmissão Paulista - TRPL4

Empresas de concessões de transportes:

  • Ecorodovias - ECOR3
  • Rumo - RAIL3

Descubra as ações que podem crescer e surpreender
Faça parte do Clube de Pioneiros da Bolsa

Momento de crescimento do varejo

Os bons resultados da Black Friday de 2019 e a alta expectativa do mercado para as vendas de natal são fatores que ajudam a entendermos o bom momento do varejo. Além disso, o crescimento do índice de confiança do consumidor e a maior solicitação de crédito servem para que os varejistas fiquem mais animados. 

A previsão e a meta do atual governo é que o índice de desemprego caia em 2020. Com isso, o resultado natural é a maior disponibilidade de crédito para as pessoas e o aumento do consumo. 

Caso essa previsão seja, de fato, alcançada, as empresas do varejo alcançarão números ainda melhores e os ativos dessas organizações serão ainda mais valorizados.

Melhores ações para 2020 de empresas do varejo 


  • Magazine Luiza - MGLU3
  • Via Varejo - VVAR3
  • Lojas Renner - LREN3
  • Guararapes - GUAR3

Saia na frente e invista nas ações mais promissoras do momento
Conheça o Clube de Pioneiros da Bolsa

Crescimento da siderurgia

Um outro setor que deve aproveitar do aquecimento da economia é a siderurgia. Como essa atividade está relacionada à produção de materiais feitos de ferro e aço, espera-se que áreas como construção civil, indústria automobilística e setor varejista voltem a aumentar a demanda desses produtos. 

Portanto, na hora de diversificar sua carteira de investimentos com as melhores ações em 2020, apostar em uma empresa que atua no setor siderúrgico pode ser uma boa opção. Além da boa perspectiva nacional para a área, quando olhamos para os outros países do mundo, há uma crescente no consumo de aço e ferro. 

Dessa forma, se esse cenário for comprovado e a economia realmente chegar a esse aquecimento, vale a pena olhar com atenção para o seguinte papel:

Melhores ações para 2020 no segmento de siderurgia:

  • Gerdau - GGBR4

Quer saber mais sobre ações que podem se valorizar?
Faça parte do Clube de Pioneiros da Bolsa

Ótimas oportunidades em Small Caps 

Não há como falarmos das melhores ações para 2020 sem abrirmos um capítulo especial para as Small Caps. Os ativos considerados de “segunda linha” representam ótimas oportunidades para quem busca resultados acima da média do mercado. 

A maioria dessas ações ainda possuem preço de comercialização abaixo do mercado e são menos procuradas do que ativos de organizações como Petrobras e Vale. Assim, elas possuem valores mais acessíveis e um grande potencial de crescimento. 

Atualmente, existem investidores que montam sua carteira com foco maior em Small Caps, pois sabem o poder de valorização que essas empresas possuem. Para comprovar, vale lembrar que as ações do Magazine Luiza, até algum tempo atrás eram listadas nessa categoria e hoje as ações MGLU3 apresentam grande movimentação na B3. 

Seguindo esse pensamento, se olharmos para o cenário e analisarmos o mercado, as melhores Small Caps de 2020 podem apresentar valorização tão boa quanto os 18.000% de crescimento alcançados pelo Magazine Luiza de 2016 a 2019. 

Veja abaixo a lista de 3 ativos considerados Small Caps que os analistas da Toro enxergar forte potencial para figurar em uma carteira de melhores ações para 2020:

Movida (MOVI3)

A empresa já alcançou o status de 3° maior locadora de carros do Brasil. Recentemente, expandiu seus negócios também para a venda de seminovos, melhorando ainda mais seus números e desempenho. 

O grande diferencial da Movida é a aposta em inovação. Com uma visão mais focada em levar uma experiência digital para seus clientes, se destaca dos concorrentes tradicionais. Esses fatos fizeram com que os ativos da organização valorizassem mais de 220% entre julho de 2018 e novembro de 2019. A boa notícia é que nossos especialistas enxergam que ainda há um grande espaço para crescimento.

TOTVS (TOTS3)

A TOTVS é uma das principais empresas de tecnologia e desenvolvimento de software do Brasil e da América Latina. O seu poder de atuação no mercado é tão forte que as ações TOTS3 valorizaram mais de 200% entre o final de 2016 e novembro de 2019. 

Esse histórico, alinhado com o ótimo momento para empresas de tecnologia e a capacidade da empresa de sempre inovar no mercado, faz com que os papéis da TOTVS estejam entre as possíveis melhores ações para 2020.

Banco Inter (BIDI11)

O banco Inter foi uma das empresas mais comentadas ao longo de 2019, se levarmos em consideração as Small Caps listadas na Bolsa de Valores do Brasil. As ações BIDI11 foram lançadas em 2018 e desde então se transformaram em ótimas oportunidades para investidores. 

Com crescimento de mais de 300% em menos de 1 ano, quando perguntamos para analistas se vale a pena comprar ações do banco Inter a resposta da maioria é que sim. Essa resposta considera, principalmente, a tendência inovadora da empresa e os ótimos números de contas abertas e de satisfação dos seus clientes. 

Uma boa dica para você conseguir aproveitar melhor essas ações e os melhores investimentos em 2020 é fazer parte do Clube de Pioneiros da Bolsa. Ao ingressar no Clube você passa a contar com relatórios, análises, indicadores e opinião de especialistas que acompanham o mercado e as empresas de perto. 

Com essas informações você consegue ter mais certeza sobre seus investimentos e mais segurança para escolher as melhores ações em 2020, ficando mais perto de alcançar seus maiores objetivos. 

Invista em small caps com a ajuda de experts
Seja um Pioneiro da Bolsa