Toro lança o Blue Week, movimento contrário ao consumismo e a favor da saúde financeira.
Fizemos as contas e vimos que quem investiu o dinheiro que ia gastar na Black Friday de 2017, agora tem um valor 50% maior para gastar este ano. Pensando nisso, a Toro criou a Blue Week: um movimento de conscientização e educação financeira que vai na contramão do mercado: ao invés de incentivar o consumo, quer ajudar as pessoas a entenderem o poder de investir hoje para alcançar sonhos maiores amanhã.
Para mostrar a vantagem desse “não” aos consumos imediatos, a Toro selecionou os três produtos mais requisitados da Black Friday – notebook, Smart TV e iPhone – e calculou como a aplicação de seus valores médios renderia em carteira.
Os números são surpreendentes. O valor destinado ao notebook saltaria de R$2.500,00 para R$3.782,00, já a quantia gasta com uma Smart TV com 4K de definição renderia de R$3.000,00 a R$4.539,00. Por fim, os R$7.799,00 usados para comprar um iPhone X de 256 GB se tornariam R$11.800,00 em carteira de investimento. Essa análise partiu das variações entre as ações sugeridas pela corretora no período de dezembro de 2017 a novembro de 2018.
PRODUTO | VALOR INVESTIDO | VALOR FINAL |
Notebook | R$ 2.500,00 | R$ 3.782,67 |
Iphone X 256 GB | R$ 7.799,00 | R$ 11.800,40 |
Smart TV 4K | R$ 3.000,00 | R$ 4.539,20 |
Segundo Gabriel Kallas, um dos sócios da Toro Investimentos “Aqui no Brasil, a Black Friday chegou somente em 2010, principalmente direcionada ao comércio digital. Foi somente no ano passado que ela se consolidou como um dos momentos mais aguardados do calendário do consumidor, juntamente com datas comemorativas como Natal e Dia das Mães”.
“O nosso imediatismo em querer comprar pode impedir escolhas de consumo mais inteligentes no futuro”.
Não compre, invista
Quando o assunto é investir bem, o brasileiro ainda tem uma longa caminhada pela frente. Segundo dados da B3 (antiga BM&FBovespa): apenas 0,3% da população brasileira investe na Bolsa de Valores, um número significativamente baixo quando comparamos com países como Estados Unidos (63%) e até o Chile (13%), país emergente com um perfil similar ao do Brasil. Por isso o nosso esforço em educar as pessoas a pensarem duas vezes antes de fazer uma compra impulsiva.
“No mesmo ano em que a Black Friday chegou ao Brasil, lançamos o primeiro curso digital gratuito de investimentos, que educou mais de 1 milhão de alunos. Em paralelo, a indústria como um todo se viu obrigada a caminhar na direção da democratização do acesso à educação financeira pela internet” declara Kallas.
Gostou da ideia? Não deixe pra depois: comece a investir hoje mesmo com a Toro.