Cadastre-se grátis

Nuvem de Ichimoku: como usar esse indicador de Análise Técnica?

A Nuvem de Ichimoku, também conhecida como Ichimoku Cloud, é uma ferramenta de Análise Técnica bastante utilizada nos mercados financeiros para orientar decisões de negociação.

Criada por Goichi Hosoda, um jornalista japonês, na década de 1960, essa abordagem única combina diversos indicadores em um sistema abrangente, proporcionando aos traders uma visão de relance das condições do mercado.

Ao oferecer insights sobre tendências, suporte, resistência e possíveis pontos de entrada e saída, a Nuvem de Ichimoku atrai traders de diversos estilos, tornando-se uma peça fundamental para quem deseja obter sucesso nas operações de curto prazo.

Portanto, neste artigo, você vai conferir:

O que é Nuvem de Ichimoku?

A Nuvem de Ichimoku, também chamada de Ichimoku Kinko Hyo ou Ichimoku Cloud, é um indicador de Análise Técnica utilizado principalmente para avaliar a direção dos preços de um ativo e identificar possíveis pontos de entrada e saída.

Ela consiste em várias linhas e uma “nuvem” que destaca áreas de suporte e resistência, momentum e direção de tendência para um ativo.

Enquanto nos candlesticks os preços de abertura e fechamento são os mais relevantes, no Ichimoku Cloud a ênfase está nos preços de máximo e mínimo, isto é, nos pontos médios entre esses dois extremos.

O termo “Ichimoku Kinko Hyo” tem origem japonesa. “Ichimoku” significa “de relance” ou “gráfico de uma única vista”, “Kinko” significa “equilíbrio” e “Hyo” significa “gráfico”.

Goichi Hosoda combinou vários indicadores tradicionais em um sistema abrangente, visando proporcionar uma visão mais completa das condições de mercado em um único gráfico.

Mas afinal, para que serve esse indicador? Veja mais a seguir.

Para que serve a Nuvem de Ichimoku?

A nuvem de Ichimoku é uma ferramenta versátil de Análise Técnica que serve para:

  • Identificar tendências: ajudando a determinar a direção predominante do mercado.
  • Suporte e resistência: a nuvem atua como uma área dinâmica de suporte e resistência, auxiliando na identificação de pontos-chave para entrar ou sair de uma operação.
  • Sinalizar reversões: pode fornecer sinais de possíveis mudanças de tendência com base na interação entre o preço e a nuvem.
  • Confirmar sinais: utilizada para confirmar sinais de outros indicadores, oferecendo uma análise mais aprofundada.

Qual é a diferença entre a Nuvem de Ichimoku e as médias móveis?

Embora a Nuvem de Ichimoku utilize médias, elas são diferentes de uma média móvel simples.

As médias móveis simples usam os preços de fechamento, somam e dividem esse total por quantos preços de fechamento existem. Numa média móvel de 10 períodos, por exemplo, os preços de fechamento dos últimos 10 períodos são somados e depois divididos por 10 para obter a média.

Contudo, os cálculos para a Nuvem de Ichimoku são diferentes. Eles são baseados em máximos e mínimos durante um período e depois divididos por 2.

Portanto, as médias de Ichimoku serão diferentes das médias móveis tradicionais, mesmo que seja utilizado o mesmo número de períodos.

Vale ressaltar que um indicador não é melhor do que o outro, mas apenas fornecem informações de maneiras diferentes.

SAIBA MAIS:
➡️ O que é Estocástico e como usar esse indicador no trading?
➡️ Veja como utilizar o indicador VWAP nas operações de trading
➡️ MACD: o que é e como interpretar esse indicador?

Como interpretar a Ichimoku Cloud?

Para saber como interpretar esse indicador, confira como ele é representado no gráfico da Nelogica Profit a seguir.

Curvas

Em primeiro lugar, vamos entender como funcionam as curvas:

Fonte: Nelogica
  • Tenkan-Sen: é a média da máxima mais alta e da mínima mais baixa calculada nos 9 períodos anteriores.
  • Kijun-Sen: é a média do máximo mais alto e do mínimo mais baixo nos últimos 26 períodos.
  • Chikou Span: a terceira curva é um gráfico de linha do preço de fechamento, retardado em 26 dias. 
  • Senkou Span A: calcula a média do Tenkan Sen e do Kijun Sen traçada 26 períodos antes do price action atual.
  • Senkou Span B: calcula a média da máxima mais alta e da mínima mais baixa obtidas nos últimos 52 períodos e depois traçada 26 períodos à frente.

Nuvens

Agora que você já sabe mais sobre as curvas, vamos às nuvens:

Fonte: Nelogica

As curvas Senkou Span A e a Senkou Span B, que mostramos anteriormente, são as que definem as nuvens. Assim, temos:

  • Cloud SpanA > SpanB
  • Cloud SpanA < SpanB

Em resumo, a interpretação da Ichimoku Cloud envolve considerar várias linhas e elementos.

Se o preço estiver acima da nuvem, indica uma tendência de alta. Por outro lado, se o preço estiver abaixo da nuvem, sugere uma tendência de baixa.

Além disso, o cruzamento da linha de conversão (Tenkan-sen) acima da linha de base (Kijun-sen) pode sinalizar uma oportunidade de compra, enquanto o cruzamento da linha de conversão abaixo da linha de base pode indicar uma oportunidade de venda.

A nuvem atua como suporte (quando abaixo do preço) ou resistência (quando acima do preço). Os cruzamentos do preço com a nuvem podem indicar mudanças na tendência.

A linha de atraso (Chikou Span) reflete o preço atual, deslocado para trás. Estar acima do preço passado sugere uma tendência de alta e vice-versa.

Por fim, quanto mais distantes as linhas estiverem, mais forte pode ser a tendência.

Vale a pena usar a Nuvem de Ichimoku?

A decisão de usar a Nuvem de Ichimoku depende do seu estilo de negociação, preferências e experiência. Tudo dependerá da sua estratégia de trading.

Entretanto, ela tem algumas vantagens, como:

  • Visão abrangente: a Ichimoku Cloud fornece uma visão abrangente das condições de mercado em um único gráfico, o que pode ser útil para traders que preferem análises mais completas.
  • Identificação de tendências: é eficaz na identificação de tendências, suporte e resistência, ajudando a tomar decisões sobre entradas e saídas.
  • Ferramenta versátil: pode ser aplicada a diferentes prazos e ativos, tornando-a versátil para vários tipos de traders.
  • Confirmação com outros indicadores: combina bem com outros indicadores, reforçando sinais e oferecendo uma análise mais robusta.
  • Aprendizado necessário: para utilizar de maneira efetiva, é necessário um entendimento aprofundado de seus componentes e como eles interagem, o que pode exigir algum tempo de aprendizado.

Como qualquer ferramenta de Análise Técnica, a eficácia da Nuvem de Ichimoku pode variar entre traders. É recomendável experimentar previamente e ajustar a estratégia conforme necessário e, se possível, buscar orientação de traders experientes.

Aqui na Toro, você pode participar da nossa live Day Trade ao Vivo, de segunda a sexta, das 9h às 17h, para tirar dúvidas, compartilhar informações e obter insights para aprimorar suas operações. Clique abaixo para conferir: