O mercado financeiro possui nomes respeitados mundialmente. Um dos maiores atualmente é Charlie Munger, braço direito de Warren Buffett na gestão da Berkshire Hathaway.
Com uma estratégia de investimentos focada no longo prazo, Munger foi um dos grandes responsáveis, juntamente com Buffett, por tornar a Berkshire Hathaway o que ela é hoje.
Se você quer conhecer mais sobre esse grande nome do mundo dos investimentos e entender como você pode usar as mesmas estratégias para seus aportes, está no lugar certo.
Continue a leitura para conhecer Charlie Munger e aprender a investir como ele.
Navegação Rápida
Quem é Charlie Munger
Charlie Munger nasceu em 01 de janeiro de 1924 na cidade de Omaha. Se tornou um dos grandes nomes do mercado financeiro do século XX, sendo vice-presidente da Berkshire Hathaway.
Durante sua infância, Charlie recebeu muitos ensinamentos sobre vida financeira com seu avô, que o incentivava a guardar dinheiro e evitar jogos de azar e outros vícios quando fosse adulto.
Charlie conseguiu concluir alguns cursos avançados de matemática, meteorologia e física, mas se formou em Direito na Universidade de Harvard em 1948.
Além disso, em 1943 até 1945 ele serviu às Forças Armadas dos Estados Unidos.
Charlie foi casado duas vezes, seu primeiro casamento foi com Nancy Huggins Freeman. A união durou até 1953, ano em que ambos se divorciaram.
Seu segundo casamento foi com Nancy Barry e durou até 6 de fevereiro de 2010, data de falecimento de Nancy.
Uma situação muito triste e complicada que Munger passou em sua vida pessoal foi a perda de um filho de 9 anos para a leucemia, que apesar de todo o rigoroso tratamento, não conseguiu vencer a doença
Charlie Munger faleceu em 28 de novembro de 2023 aos 99 anos, deixando 6 filhos.
Confira abaixo a linha do tempo dos acontecimentos da vida de Charlie Munger com os acontecimentos mais importantes:
- 01 de janeiro de 1924 – nascimento em Omaha.
- 1941 – Se matricula na Universidade de Michgan
- 1943 – Entrou para as Forças Armadas dos EUA
- 1945 – Se casa com Nancy Huggins Freeman
- 1948 – Se formou em direito e atuou como advogado
- 1953 – Se divorcia de Nancy Freeman
- 1956 – Se casa com Nancy Barry
- 1959 – Conhece Warren Buffett
- 1962 – Funda a empresa de investimentos Wheeler e Munger Company
- 1978 – Assume como vice-presidente da Berkshire Hathaway
- 2010 – Sua esposa, Nancy, falece.
- 28 de novembro de 2023 – falecimento
Charlie Munger e a Berkshire Hathaway
Munger foi convidado por seu amigo Warren Buffet para assumir a vice-presidência da Berkshire Hathaway enquanto ainda era sócio da Wheeler & Munger Company, uma empresa de investimentos que Charlie fundou juntamente com Jack Wheeler.
Nesta companhia, Munger obteve um retorno anual de 20%, o que fez com que Buffett o convidasse para assumir a vice-presidência da Berkshire.
Em 1978 Munger decidiu abandonar outras atividades para se tornar vice-presidente do conglomerado de Warren Buffett.
Essa decisão mudou a vida de Munger e os rumos da Berkshire Hathaway. Sendo o braço-direito de Buffett, é reconhecido como um dos grandes responsáveis por levar a companhia ao patamar em que está hoje.
Nas palavras do próprio Warren Buffett:
“A Berkshire Hathaway não poderia ter chegado ao seu status atual sem a inspiração, sabedoria e participação de Charlie”.
As reuniões anuais da Berkshire Hathaway
Anualmente, Warren Buffett e Charlie Munger estavam presentes na reunião anual da Berkshire.
Com a presença de alguns acionistas, o presidente e vice-presidente da companhia divulgavam suas opiniões e análises a respeito do mercado financeiro, além de estabelecerem os rumos da Berkshire para os próximos anos.
Essa reunião se tornou uma das mais importantes para o mercado financeiro e muitos investidores buscavam estar presentes para aprender com Munger e Buffett.
Fortuna de Charlie Munger
Charlie Munger faleceu em 28 de novembro de 2023, aos 99 anos de idade com uma fortuna avaliada em US$ 2,2 bilhões. As principais ações que compunham sua carteira eram:
- Bank of America (BAC).
- POSCO (PKX).
- U.S Bancorp (USB).
- Wells Fargo & Company (WFC).
Estratégia de investimento de Charlie Munger
Agora que você já conhece um pouco da biografia desse grande investidor, vamos entender melhor a estratégia de investimentos de Munger para saber como ele conseguiu se tornar um dos maiores nomes do mercado financeiro.
Uma das grandes referências para Munger na área de investimentos foi Benjamin Graham, autor de um dos mais importantes livros da área chamado “O investidor Inteligente”, e um dos grandes defensores do investimento focado em valor.
Por isso, os investimentos de Munger sempre tiveram como o foco o Value Investing, ou seja, visavam o potencial valor da empresa no longo prazo.
Além disso, o investidor sócio de Buffet sempre respeitou algumas regras ao montar a sua carteira, estabelecendo uma estratégia de investimentos simples, possuindo uma carteira com poucas empresas.
Porém, apesar de serem poucas as empresas, um ponto importante na estratégia era o fato de Munger conhecer muito bem as empresas em que investia, o que reduzia os riscos e tornava o investimento mais racional.
Ou seja, Munger só investia em empresas que conhecia e não se aventurava em empresas desconhecidas por ele.
Outro ponto importante de sua estratégia era a atenção que ele dava ao comportamento humano.
Charlie entendia que uma notícia pode fazer com que os investidores vendam ou comprem determinados ativos, e Munger levava isso em consideração ao acompanhar sua carteira e escolher ativos.
Levando em conta todas essas características de sua estratégia, Munger ainda possuía um checklist que as empresas deveriam cumprir para fazer parte de sua carteira de investimentos. Alguns dos itens desta lista são:
- Risco
- Independência
- Preparação
- Humildade Intelectual
- Rigor Analítico
- Diversificação
- Paciência
- Determinação
- Mudança
- Foco
Quais lições de Munger para investidores?
A forma de investir de Munger não exige que o investidor tenha grandes recursos, podendo ser usada por pequenos, médios e grandes investidores.
Por isso, todo investidor pode seguir a mesma estratégia de um dos maiores investidores do mundo. Para isso:
- Conheça as empresas em que investe: Estude sobre as empresas que você quer adicionar à sua carteira. Acompanhe as informações importantes da empresa e fique atualizado sobre os rumos dela.
- Foco no longo prazo: O pensamento de longo prazo ajuda o investidor a enfrentar crises e aproveitar períodos de valorização.
- Foque no valor: Ao investir, tenha sempre em mente o valor e não o preço da ação. Com isso, será possível encontrar boas empresas com preços baratos.
- Escolha empresas únicas: Procure investir em empresas que possuam produtos ou serviços impossíveis de serem copiados.
- Reinvista seus lucros: Invista o fluxo de caixa gerado pelos seus investimentos nas empresas que já possui ou em novas oportunidades.
- Use o tempo a seu favor: O tempo é um grande aliado para investidores de longo prazo por conta da atuação dos juros compostos. Use-o para multiplicar seu capital.
- Não pulverize muito seus investimentos: Munger sempre procurou ter uma carteira de investimentos sem muitas empresas.
Transforme seus investimentos com a estratégia de Warren Buffett
Para quem quer conhecer mais a estratégia de investimentos de Warren Buffet, a Toro Investimentos preparou um relatório completo analisando a forma como esse grande investidor escolhe as empresas para investir.
Com ele, você vai ter acesso à:
- Jornada de sucesso: conheça a história de Warren Buffet
- Estratégia de investimento: entenda como Buffett conseguiu retornos extraordinários
- Portfólio atual: saiba quais são as empresas que fazem parte da carteira do investidor.
- Seleção de ativos: conheça os principais ativos para investir conforme Warren Buffet.
Para ter acesso a esse relatório, clique na imagem abaixo.