Cadastre-se grátis

Guia completo: como comprar ações da Petrobras?

Para comprar ações da Petrobras, basta buscar pelos códigos de negociação PETR3 ou PETR4 (adicionando um F ao final, caso seja no mercado fracionário) na plataforma da corretora, configurar a quantidade desejada, conferir o valor e confirmar a ordem de compra. 


A Petrobras está sempre chamando atenção de investidores de todos os perfis, sejam aqueles que buscam as melhores ações de aplicação para o seu dinheiro no longo prazo ou para quem procura operações de curto prazo no trading.

Parte desta notabilidade é explicada por sua longa trajetória no mercado e também sua grande atuação, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Além do questionamento sobre “como comprar ações da Petrobras?”, muitas pessoas almejam se tornar acionistas da maior empresa do país devido às suas vantagens no mercado de ações, tais como:

  • As ações da Petrobras possuem alta liquidez, ou seja, o investidor consegue comprar e vender com muita facilidade.
  • Fazem parte do principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa.
  • Os acionistas podem receber uma parcela do lucro da empresa em forma de dividendos.
  • Esta companhia está envolvida em um dos setores mais importantes para a economia do país.

Para você que deseja incluir em sua carteira de investimento ações da Petrobras, reunimos todas as informações que tornarão este processo mais claro e prático para você.

Cotação das ações da Petrobras hoje: vale a pena investir?

Como você sabe, as cotações das ações de empresas de capital aberto mudam todos os dias de acordo com as expectativas para o futuro, os rumos das empresas e, no caso da Petrobras, com o mercado de petróleo. 

Confira, no link a seguir, a cotação da Petrobras hoje e o que os nossos Analistas enxergam para a companhia dada a atual conjuntura econômica nacional e internacional:

Antes de começar a investir em ações PETR4, você precisa saber que nesse mercado não se age por impulso e sem embasamento. Saber qual é a cotação da ação é um dado fundamental para decidir o melhor momento para comprar ações.

É importante destacar que a empresa é muito dependente das variações dos preços do petróleo no mercado internacional. Assim, é importante que você conheça os ciclos de alta e baixa dessa commodity e como elas podem impactar as vendas da estatal.

Confira, no gráfico a seguir, as cotações dos contratos futuros do petróleo do tipo Brent desde o início dos anos 2000:

Investir na Petrobras a longo prazo: vale a pena?

Para o longo prazo, a análise da ação é um pouco diferente, pois entram muitos fatores fundamentalistas, cenário econômico, perspectiva para anos e décadas à frente.

Um exercício muito comum no mercado é traçar um comparativo com dados anteriores para avaliar como a ação performou contra outros ativos. Lembrando que a performance passada não é garantia de que o mesmo vai acontecer no futuro.

Confira, no gráfico a seguir, um comparativo entre investir R$ 5 mil em ações da Petrobras com o rendimento da Poupança e do CDI desde 2015.

Como comprar ações da Petrobras?

Mesmo não sabendo como comprar ações, muitas pessoas têm um grande desejo de se tornarem acionistas da maior petrolífera do Brasil.

As ações da Petrobras são usualmente comercializadas em lotes. Dessa forma, é comum que o investidor compre de 100 em 100 ações – que é o tamanho desse tal lote. 

Além disso, você consegue comprar os papéis unitários (de 1 a 99 ações) por meio do mercado fracionário. Para isso, basta adicionar um F ao final do código da ação para configurar o investimento dessa forma. Por exemplo, no caso da Petrobras, seria PETR3F ou PETR4F.

O passo a passo básico para comprar ações da Petrobras é o seguinte:

Como você viu, para realizar a compra ou a venda de uma ação da Petrobras é necessário ter uma conta aberta numa corretora de valores. O processo de abertura de conta é muito simples e logo você pode começar a aproveitar os melhores investimentos.

Além disso, é fundamental que faça uma boa escolha de corretora de valores porque evitará situações desagradáveis com o seu dinheiro. Portanto, não abra a sua conta por impulso em qualquer corretora. Antes de qualquer decisão, verifique se sua escolha condiz com seu perfil.

Aqui na Toro oferecemos uma vantagem bem interessante para você.

Nosso time de Analistas está sempre de olho no mercado para encontrar ótimas oportunidades, seja em ações da Petrobras ou seja em outros ativos da Bolsa.

Os experts da Toro enviam recomendações diretamente na nossa plataforma e você pode investir através delas com poucos cliques. Mas afinal, qual o benefício disso? Bem, é porque na Toro a gente só ganha, se você ganhar também.

Seguindo nossos investimentos recomendados, você apenas paga taxa de corretagem se tiver lucro. Se a operação não for bem sucedida, você não paga nada. Por isso é tão importante buscar uma corretora de valores que realmente está do seu lado.

Veja no vídeo a seguir e aprenda que comprar ações com a Toro é rápido, fácil e seguro:

Quais são os tipos de ações da Petrobras?

A Petróleo Brasileiro SA, popularmente conhecida como Petrobras, é uma empresa de capital aberto, ou seja, o seu capital social é formado por ações ou cotas que podem ser adquiridas em leilão no mercado.

Atualmente, ela opera em dezenas de países nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

A Petrobras oferece no mercado dois tipos de ações e elas são consideradas blue chips e são conhecidas seus códigos diferentes, PETR3 e a PETR4. 

  • A PETR3 é um exemplo de ação ordinária (ON) e os acionistas que a possuem ganham direito de voto nas assembleias.
  • Já a PETR4 é uma ação preferencial (PN) e muitos investidores a adquirirem porque possuem uma participação maior na divisão de lucros da empresa.

Quando você possui um objetivo para os seus investimentos, fica mais fácil saber qual tipo de ação comprar.

Por que investir na Petrobras?

Confira alguns pontos positivos de investir na Petrobras, segundo a visão dos Analistas da Toro:

  • Liderança na extração de petróleo no Brasil.
  • Recentes anúncios de corte de produção por parte da OPEP+ podem pressionar o preço do petróleo.
  • Conflito no oriente médio pode trazer pressões ao preço do petróleo.
  • Foco principalmente no pré-sal, que possui menores custos de extração.
  • Histórico de distribuição de proventos.
  • Posição de endividamento confortável.

Petrobras, PetroRio ou 3R Petroleum: em qual investir?

Uma das dúvidas mais comuns dos investidores é, ao decidir pela exposição no setor de petróleo, saber em qual das empresas listadas na Bolsa deve alocar seu patrimônio.

Atualmente são 3 as empresas petrolíferas na B3: Petrobras, 3R Petroleum e PetroRio. Primeiro, é importante ressaltar que são empresas com estratégias e tamanhos diferentes. O que significa que ter ações de uma delas não impede que o investidor invista na outra.

A Petrobras é a maior e mais consolidada do setor se destacando também pela distribuição de dividendos. Já a PetroRio e a 3R são consideradas Small Caps de crescimento, ou seja, o investidor verá sua aplicação crescer mais pela valorização das cotações que pelos proventos.

Por falar em cotações, confira, no gráfico a seguir, a comparação da valorização ente as 3 petroleiras da Bolsa desde o IPO da 3R:

Oportunidade de lucro alto no setor de petróleo

Quer saber mais sobre uma empresa desse setor com potencial de entregar uma rentabilidade de 80% daqui para frente entre as petroleiras?

Então, acesse um relatório gratuito e exclusivo que o nosso time de Análise preparou para você indicando a melhor oportunidade de investimento nesta commodity, considerando o momento atual e o ciclo de cotações.

Dúvidas frequentes sobre as ações da Petrobras

Nesta seção, responderemos algumas dúvidas que os investidores têm em relação à compra de ações da Petrobras.

1. É preciso fazer algum curso para aprender como comprar ações da Petrobras?

Antes de investir seu dinheiro em ações da Petrobras, é necessário buscar conhecimento e entender o funcionamento do mercado financeiro, seus riscos e se o investimento é compatível com seu perfil.

Por isso, recomendamos que você acesse nossa área de cursos e aprenda mais sobre os investimentos em ações.

2. Comprei ações da Petrobras com um valor bem mais alto que o atual. O que devo fazer?

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso ficar atento com a oscilação dos preços das ações. Normalmente, os investidores esperam as ações ficarem com um preço baixo para realizar a compra e, quando houver uma valorização nos preços, efetuar a venda.

Mas, para tornar este processo mais seguro, sugerimos que você acompanhe o mercado e converse com nossa equipe de Assessores para tirar suas dúvidas.

3. Posso usar o FGTS para comprar ações da Petrobras?

Em meados dos anos 2000, era possível converter o saldo do FGTS diretamente em ações da Petrobras e de outras grandes empresas. Atualmente, no entanto, não é mais possível realizar essa operação.

4. É melhor investir nas ações PETR3 (ON) ou PETR4 (PN)?

A escolha do tipo de ação vai depender do objetivo do investidor. As pessoas que escolhem as ações ordinárias, recebem o direito de voto nas assembleias gerais. Caso você deseje participar dos resultados econômicos da empresa, então este tipo de ação poderia ser uma boa escolha.

Já com as ações preferenciais, o investidor tem a preferência no recebimento de uma parcela dos lucros de uma empresa (dividendos) e poderá utilizar esta remuneração para fomentar a sua carteira de investimentos. 

5. Posso vender minhas ações da Petrobras a qualquer momento?

Sim, as ações da Petrobras possuem alta liquidez – isto é, você pode vendê-las quando bem entender. Entretanto, por mais que haja essa possibilidade, o correto é verificar se realmente é o momento certo para essa tomada de decisão.

Lembrando que, para conseguir manter retornos consistentes com suas aplicações, é interessante que você tenha uma estratégia para seus investimentos, além de compreender os riscos e diversificar sua carteira de ações. Conte sempre com a Toro para te ajudar a trilhar um caminho de sucesso.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!