Cadastre-se grátis

Como abrir uma conta poupança online?

Deixar seu dinheiro na Poupança já não é tão vantajoso assim. No entanto, abrir essa conta atualmente não é complicado. Hoje em dia é possível abrir uma conta poupança online em grande parte dos bancos com poucos cliques. 

Perder tempo em filas nos bancos está ficando cada dia mais distante, já que a tendência digital chegou também ao setor financeiro. Antes, era impossível abrir uma conta poupança online, hoje, é possível realizar esse processo todo pela internet. Mas, será que realmente vale a pena?

A digitalização dos serviços financeiros é uma realidade, atualmente, é possível realizar diversas operações sem precisar ir ao caixa eletrônico, tão pouco à agência.

Mas, será que, mesmo com a possibilidade de abrir conta poupança online, ainda vale a pena?

Essa é uma das questões que vamos responder ao longo desse texto. Você vai encontrar também um passo a passo mostrando como abrir conta poupança online nas principais instituições do país. 

Mas, antes de tudo, precisamos falar sobre o rendimento da poupança. 

Vale a pena abrir conta poupança online?

Nos últimos anos, a dúvida sobre a rentabilidade da poupança tomou conta de boa parte dos brasileiros. Esse tipo de conta bancária já foi considerada a principal alternativa para quem desejava ver seu dinheiro rendendo de forma moderada. No entanto, não é bem assim funciona atualmente. 

Nos últimos anos, acompanhamos consecutivos cortes na Taxa Selic, a taxa de juros responsável por dar suporte ao rendimento da Poupança. Por isso, o rendimento que, em outras épocas aproveitou o momento de juros alto, hoje não consegue oferecer resultado interessante. 

O rendimento da Poupança hoje é muito baixo. Além disso, em uma corretora de valores você pode poupar com mais rentabilidade e a mesma segurança.

Para você ter uma ideia, em 2021 o rendimento da caderneta de Poupança foi de 2,94% enquanto a inflação no mesmo período ficou em 10,06%. Esses dados provam que aquelas pessoas que deixaram o dinheiro na Poupança em 2021,  perderam (muito) dinheiro.

Quer entender mais sobre o rendimento da Poupança e sobre sua rentabilidade, confira o vídeo abaixo: 

{%module”module_16555104457841731″path=”/Toro2022/Tema_Artigos/modules/youtube”, video=”LxHS488IIao %}

Se a Poupança seguiu um caminho de desvalorização, outros investimentos assumiram o protagonismo e se transformaram em ótimos alternativas para quem deseja obter rendimentos.

A seguir, vamos mostrar como fazer para abrir uma conta poupança online. Porém, se você deseja investir de verdade, basta clicar no link abaixo e descobrir investimentos que realmente podem valorizar seu dinheiro, claro, levando em consideração seu perfil de investidor e o seu planejamento.   

Como abrir conta poupança online?

Uma pergunta que você pode se fazer é: por que os bancos demoraram a oferecer uma forma de abrir conta poupança online?

O Conselho Monetário Nacional (CMN) só permitiu a abertura online em 2016, mas as medidas não são obrigatórias. Por isso, muitas instituições adotaram apenas um pré-cadastro pela internet. Isso até facilita o processo, mas você ainda precisará ir até o banco para concluir a abertura.

Veja o que você pode fazer para adiantar o procedimento em cada banco:

Como abrir conta poupança na Caixa Econômica?

A Caixa Econômica Federal é um dos principais bancos do país, principalmente por ser uma instituição ligada ao governo e seus benefícios, como o FGTS e o Bolsa Família. Mas, quando falamos em melhores investimentos, o banco oferece opções limitadas e muita burocracia.

Não é possível abrir conta poupança online na Caixa Econômica. E diferente de outros bancos, não há um pré-cadastro pela internet que possa facilitar o processo. O que você pode fazer para abrir conta poupança na Caixa é:

  • Comparecer a uma agência do banco.
  • Fazer uma pré-abertura nos correspondentes Caixa Aqui e finalizar o processo na agência.
  • Ou abrir uma conta poupança Caixa Fácil, em lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Essa é uma versão simplificada, com limite de saldo e movimentação mensal, de até R$3.000.

Os documentos necessários para abrir conta poupança na Caixa Econômica são:

  • Documento de identidade com foto.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.

Todos os documentos devem ser apresentados em cópia e original.

 

Quer ir além da Poupança e encontrar investimentos que podem valorizar seu dinheiro e permitir que você conquiste seus sonhos. Assista aulas grátis e veja como começar a investir sem abrir mão da segurança.

Como abrir conta poupança no Banco do Brasil?  

O Banco do Brasil também é uma das principais instituições financeiras do país, tendo o governo brasileiro como seu acionista majoritário. Recentemente, o banco criou alternativas para quem busca abrir conta online. 

De acordo com informações disponibilizadas no site da instituição, para quem deseja poupar o dinheiro por meio da Poupança, é possível transformar sua conta em uma “Conta Completa” e contar com os serviços do banco.

Se você já é correntista do Banco do Brasil, você possui uma conta poupança automaticamente. Não é necessário nenhum cadastro e você só precisa realizar o primeiro depósito ou transferência.

Os documentos necessários para abrir conta poupança no Banco do Brasil são:

  • Documento de identidade.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de renda.

No entanto, quem não possui renda também consegue abrir uma conta.

Como abrir conta poupança no Bradesco? 

O Bradesco é um banco com mais de 70 anos de existência e participação internacional, estando entre as maiores e mais valiosas marcas da América Latina. Atualmente, o banco também atualizou a forma de abertura de conta, permitindo que esse processo seja realizado pelo App. 

Pelo aplicativo do banco é possível abrir sua conta digital do banco e, após esse processo, criar uma conta Poupança vinculada. Além disso, pelo app também é possível criar uma conta independente.   

Caso você já seja correntista do Bradesco, não é preciso se preocupar com a abertura de conta, pois a conta corrente já possui uma poupança vinculada. Tudo o que você precisa fazer é realizar o primeiro depósito.

Os documentos para abrir conta poupança no Bradesco são:

  • Documento de identidade.
  • CPF.
  • Comprovante de endereço (exceto contas de celular).

Os documentos apresentados devem ser originais.

Aprenda sobre investimentos e encontre alternativas que podem valorizar seu dinheiro muito além da Poupança. Veja materiais, aulas, vídeos e conteúdos exclusivos para que você entenda qual a alternativa mais valoriza seu dinheiro. 

Como abrir conta poupança no Itaú?

O Itaú é um dos maiores bancos privados do país e, dentre os principais bancos, um dos que mais aposta em soluções digitais. Ainda assim, não é possível abrir conta poupança online no Itaú, apenas realizar um pré-cadastro no site.

O pré-cadastro do Itaú é o mais simplificado e você pode, inclusive, logar com o Facebook para preenchimento automático. Após aprovação, o banco entra em contato via e-mail e você precisa ir até a agência finalizar a abertura de conta.

Um ponto de atenção é que o pré-cadastro do Itaú não determina qual o tipo de conta que você deseja abrir. Por isso, é necessário solicitar a conta poupança ao gerente, na entrega dos documentos.

Agora, se você já é cliente do banco, não se preocupe. A conta poupança já está vinculada à sua conta corrente e não é necessário nenhum procedimento para abri-la. Fazendo seu primeiro depósito, sua conta poupança já estará ativa.

Os documentos para abrir conta poupança no Itaú são:

  • Documento de identidade com foto.
  • CPF.
  • Comprovante de endereço.
  • Comprovante de renda.

Como abrir conta poupança no Santander?

O Santander é o sexto maior banco do Brasil e um dos maiores do mundo. Foi o primeiro dos grandes bancos a oferecer abertura de conta totalmente online, pelo próprio site do banco. Porém, não é possível abrir na modalidade poupança.

O processo para abrir uma conta corrente é concluído na internet mesmo e você não precisa baixar nenhum aplicativo. No formulário, você responde perguntas sobre seu perfil socioeconômico e informações pessoais e de contato. Em seguida, você recebe a recomendação do pacote de serviços mais adequado ao seu perfil, pode conferir tudo o que ele oferece e aceitar a proposta.

O cadastro online é um avanço para quem deseja abrir conta corrente, porém, assim como nos outros bancos, não é possível abrir conta poupança online no Santander. O formulário serve apenas para a conta corrente.

Se você abrir ou já tiver uma conta corrente no banco, não é necessário nenhum procedimento extra. Você só precisa realizar um depósito e a criação da caderneta será feita automaticamente. 

Os documentos para abrir conta poupança no Santander são:

  • Documento de identidade.
  • CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de renda.

Todos os documentos devem ser apresentados em cópia e original e o comprovante de renda não é obrigatório.

Como você viu, atualmente, é possível encontrar alternativas para abrir uma conta Poupança online. No entanto, sabemos que essa facilidade é o mínimo. Em um mundo totalmente digital, esse não deve ser o único requisito para você decidir se essa é a melhor solução para seu dinheiro. 

Na hora de escolher onde investir seu dinheiro é necessário que você pense além e leve em conta também a rentabilidade. Afinal, digital por digital, você consegue investir em outras modalidades sem precisar sair de casa e o melhor de tudo: com poucos cliques. 

Portanto, a verdade é que, se a sua intenção é poupar dinheiro ou mesmo investir, a Poupança não é a melhor a solução.

Então, você não precisa se preocupar com burocracias de abertura de conta, porque você pode poupar e investir de uma forma muito mais fácil e rentável. Agora explicaremos como.

Mas antes, vale a pena falar que aqui na Toro você encontra a melhor experiência para investir seu dinheiro, para começar, você pode fazer uma simulação e encontrar o melhor investimento de Renda Fixa. 

O que fazer ao invés de abrir uma conta poupança online?

Como falamos anteriormente, a Poupança é um tipo de conta que, na melhor das hipóteses, a serve apenas para poupar seu dinheiro. Afinal de contas, seu rendimento é muito baixo, com apenas 0,5% ao mês + a Taxa Referencial (TR) ou 70% da Taxa Selic + TR.

Mas então, qual a melhor solução para poupar e investir de forma digital e prática? Corretoras de valores.

Uma corretora de valores funciona como um banco, porém um Banco de investimentos. Nas melhores corretoras, você consegue abrir e movimentar sua conta digitalmente e com poucos custos.

Para abrir sua conta é muito simples. Você envia os documentos pela internet, preenche uma ficha de cadastro e rapidamente sua conta estará aberta. Então, você envia o dinheiro para a nova conta e você tem duas grandes vantagens:

  • Se você deseja poupar: o seu dinheiro será guardado separado dos recursos que você usa para os gastos do dia a dia.
  • Se você deseja investir: você encontra diversas opções bem melhores que a Poupança, como os investimentos de Renda Fixa.

Muitas corretoras oferecem aplicativos de celular para tornar o acompanhamento ainda mais fácil. E não se preocupe, investir por uma corretora de valores pode ser tão seguro quanto investir na Poupança. Dê um passo adiante com o seu dinheiro, invista em melhores rendimentos!


Artigos relacionados:

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!